Principal >> Blog >> Por que estamos falhando com nossas filhas e filhos

Por que estamos falhando com nossas filhas e filhos

Conversas difíceis: Nunca é uma sessão de maquiagem inofensiva. É um estereótipo que estamos endossando. Em vez de comprar maquiagem, converse com seu filho sobre como os cosméticos devem ser uma escolha e não uma compulsão.

maquiagem, dicas para pais, gênero e filhosAs mães urbanas estão comprando estereótipos e nem mesmo percebem. (Fonte: Dreamstime / Foto de arquivo)

Por Tanu Shree Singh

Vamos! Você está exagerando! Isso não acontece aqui! uma amiga comentou enquanto tomava um gole de seu café com leite com uma dose extra. Eu apenas soltei uma respiração profunda enquanto ela rapidamente seguia com Baby, escolha algo feminino, não? Ela estava se dirigindo ao filho de três anos que acabara de pegar um caminhão basculante de brinquedo.

Alguns segundos antes, eu havia dito a ela que os estereótipos baseados em gênero não são apenas um conceito rural. Eles existem em todos os lugares. Ela disse o que disse e então fez o que fez. É assim para nós, moradores da cidade, bebemos nossos lattes, fingimos estar livres e então escolhemos criteriosamente o esquema de cores rosa para o quarto do nosso 'anjinho'. Nós, as mães urbanas, estamos felizmente aceitando os estereótipos e nem mesmo percebendo isso.

Ainda outro dia, na sala onde vou quando meus pés fazem uma greve exigindo uma pedicure, vi uma menina de quatro anos ter o cabelo cacheado e pacientemente fazer a maquiagem . Era o aniversário dela e a festa era o tema de uma ‘reforma’, me disseram. Então ela estava se enfeitando, enquanto uma esteticista havia sido contratada para dar a outras garotas uma 'maquiagem'. E então nos perguntamos por que as garotas se preocupam tanto com a aparência e por que igualam autoestima à quantidade de pelos no rosto! Sua mãe estava feliz com a maneira como os cachos e a maquiagem ficaram. Precisei da força de cada célula do meu corpo para me impedir de ir até ela, sentá-la e dar-lhe uma explicação sobre o significado da maquiagem aos quatro anos de idade. Mais uma garota acabou de comprar a fantasia da beleza. Mais uma garota estaria olhando para si mesma com os olhos delineados com kohl, cílios esvoaçantes cheios de rímel.

Leia também: Quando seu pré-adolescente quer se depilar

Como pais, precisamos fazer uma pausa e dar uma boa olhada em tudo o que estamos endossando, dizendo, pensando e acenando com a cabeça. Quando um menino opta por um clube de culinária na escola e é ridicularizado, ou a menina que adora soldar circuitos estranhos juntos, ou que quer fazer parte do time de vôlei masculino é motivo de riso, todo o nosso argumento de a discriminação, sendo um conceito rural, se desintegra. Discriminação de gênero está no cerne do tecido da sociedade, fortemente bordado com privilégios.

Estamos falhando com nossas filhas. E filhos. Estamos sutilmente colocando expectativas sobre eles em nome da igualdade. Jamais esquecerei o empregado da livraria que tentou menosprezar meu filho por escolher um livro com capa rosa brilhante. Também não posso esquecer os inúmeros pedidos de listas de livros especificamente para meninas. Apesar de eu repetir várias vezes que os livros não têm gênero, as pessoas continuam pedindo livros ‘adequados’ para meninas ou meninos. Eles não percebem o impacto que uma simples insistência em comprar uma cor específica para um gênero específico pode ter.