Principal >> Mundo >> Marinha dos EUA isentará o comandante da sétima frota, vice-almirante Joseph Aucoin do dever após colisões

A decisão de remover o vice-almirante Joseph Aucoin do posto no Japão ocorre no momento em que a Marinha está realizando uma investigação global em toda a frota, na sequência do incidente de segunda-feira envolvendo o USS John S. McCain, que deixou 10 marinheiros desaparecidos e cinco feridos.

marinha americana, uss John S. McCain, colisão uss John S. McCain, Joseph Aucoin, colisão de Singapura, sétima frota dos EUAFOTO DO ARQUIVO: Vice-Comandante da Sétima Frota, Vice-Almirante Joseph Aucoin (Fonte: REUTERS)

O comandante da Sétima Frota da Marinha dos EUA será dispensado de seu dever após uma colisão mortal entre um contratorpedeiro e um navio mercante, o mais recente em uma série de acidentes semelhantes, disse um oficial de defesa.

Foi a segunda colisão fatal em dois meses - ocorrida depois que o USS Fitzgerald colidiu com um navio cargueiro de bandeira filipina ao largo do Japão em junho, deixando sete marinheiros mortos - e o quarto acidente neste ano no Pacífico envolvendo um navio de guerra americano. Os incidentes geraram preocupação de que a Marinha dos EUA pudesse estar sobrecarregada no Leste Asiático - ambos os navios pertenceram à Sétima Frota - enquanto ela enfrenta a crescente assertividade da China e as ambições nucleares da Coréia do Norte.

O último acidente aconteceu antes do amanhecer em rotas marítimas movimentadas ao redor do Estreito de Cingapura, e inundou o navio. Uma busca massiva envolvendo aviões e aeronaves foi lançada e mergulhadores da Marinha dos EUA juntaram-se à caça ontem, vasculhando os compartimentos inundados do navio. Mergulhadores encontraram os restos mortais de alguns dos marinheiros, disse o almirante Scott Swift, comandante da Frota do Pacífico dos EUA, na terça-feira.

O McCain estava indo para uma parada de rotina em Cingapura depois de realizar uma operação de liberdade de navegação no disputado Mar da China Meridional no início de agosto, gerando uma resposta furiosa de Pequim. Na segunda-feira, o chefe das Operações Navais dos EUA, almirante John Richardson, ordenou que os comandantes reservassem tempo, talvez um ou dois dias, para que as tripulações se sentassem juntas para discutir. Uma revisão abrangente das práticas também seria iniciada.

O almirante não descartou algum tipo de interferência externa ou um ataque cibernético por trás da última colisão, mas disse que não quer prejulgar a investigação. Seus comentários mais amplos sugeriram um foco em como fazemos negócios na ponte.