Principal >> Mundo >> Resultados das eleições nos EUA: um cronograma do que esperar em seguida

Resultados das eleições nos EUA: um cronograma do que esperar em seguida

No dia 23 de dezembro, os certificados devem ser entregues aos funcionários designados. Se não forem entregues, a lei fornece caminhos alternativos para levar os resultados a Washington.

Eleições nos Estados Unidos, próximo passo nos Estados Unidos, cronograma dos Estados Unidos, cronograma de eventos nos Estados Unidos, o queDe fato, o Plano Biden - para enfrentar a emergência climática e promover um futuro de energia limpa - vincula o crescimento econômico a ações climáticas impulsionadas por pesquisa, inovação e formulação de políticas prudentes. (AP Photo / Andrew Harnik)

O veredicto da eleição de sábado não é a última etapa na escolha de um presidente americano. Sob um sistema que foi ajustado ao longo de dois séculos, ainda há um cronograma de meses durante o qual o Colégio Eleitoral de 538 membros escolhe o presidente.

Uma olhada nas principais etapas:

# Quando os cidadãos americanos votam em um candidato à presidência, na verdade estão votando em eleitores em seu estado. Esses eleitores, na maioria dos casos, estão empenhados em apoiar o candidato escolhido pelos eleitores.

# O número de eleitores é igual ao número de votos eleitorais de cada estado. As leis estaduais variam em como os eleitores são selecionados, mas, geralmente, uma chapa de eleitores para o candidato de cada partido é escolhida nas convenções partidárias estaduais ou por voto do comitê central de um partido.

# Após o dia da eleição, os estados contam e certificam os resultados do voto popular. Quando concluído, cada governador é obrigado por lei a preparar, assim que possível, documentos conhecidos como Certificados de Comprovação do voto. Os certificados listam os nomes dos eleitores e o número de votos dados ao vencedor e ao perdedor. O certificado, com o selo de cada estado, é enviado ao arquivista dos Estados Unidos.

Atualizações ao vivo dos resultados eleitorais dos EUA em 2020: Biden pede unidade, já que Trump se recusa a conceder em breve

# 8 de dezembro é o prazo para resolver disputas eleitorais em nível estadual. Todas as recontagens estaduais e disputas judiciais sobre os resultados das eleições presidenciais devem ser concluídas até esta data.

# 14 de dezembro: Os eleitores votam por cédula de papel em seus respectivos estados e no Distrito de Columbia. Trinta e três estados e D.C. têm leis ou regulamentos partidários exigindo que os eleitores votem da mesma forma que o voto popular no estado e, em alguns estados, os eleitores podem até ser substituídos ou sujeitos a penalidades, de acordo com o Serviço de Pesquisa do Congresso.

São contados os votos para presidente e vice-presidente e os eleitores assinam seis Certificados de Voto. Os certificados, junto com outros documentos oficiais, são enviados por correio registrado a vários funcionários, incluindo o presidente do Senado.

# 23 de dezembro: Os certificados devem ser entregues aos funcionários designados. Se não forem entregues, a lei fornece caminhos alternativos para levar os resultados a Washington.

# 6 de janeiro de 2021: A Câmara e o Senado realizam uma sessão conjunta para contar os votos eleitorais. Se uma chapa recebeu 270 ou mais votos eleitorais, o presidente do Senado, atualmente vice-presidente Mike Pence, anuncia os resultados.

Os membros do Congresso podem se opor a retornos de qualquer estado à medida que são anunciados. As objeções devem ser feitas por escrito por pelo menos um membro da Câmara e um do Senado.

Se a objeção atender a certos requisitos, cada câmara se reúne separadamente para debater a objeção por um período máximo de duas horas. Posteriormente, cada câmara vota para aceitar ou rejeitar a objeção. De volta à sessão conjunta, são divulgados os resultados das respetivas votações. Qualquer objeção ao voto eleitoral de um estado deve ser aprovada por ambas as casas para que quaisquer votos contestados sejam excluídos.

Se nenhum dos candidatos presidenciais ganhar pelo menos 270 votos eleitorais, a Câmara decide a eleição, com base na 12ª Emenda à Constituição. Se necessário, a Câmara elegeria o presidente por maioria de votos.

# 20 de janeiro: O presidente eleito toma posse no dia da posse.