Principal >> Mundo >> Henrietta Fore, chefe da UNICEF, demite-se por problema de saúde familiar

Henrietta Fore, chefe da UNICEF, demite-se por problema de saúde familiar

O porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq, disse na terça-feira que Guterres 'entende totalmente' a decisão de Fore 'de se dedicar a uma questão de saúde familiar.'

Henrietta Fore, uma executiva americana de saúde pública e desenvolvimento internacional que foi a primeira mulher a chefiar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional assumiu a liderança da UNICEF em 1º de janeiro de 2018. (Foto: Twitter / HenriettaFore)

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, aceitou a renúncia de Henrietta Fore como diretora executiva do UNICEF com profundo pesar, elogiando sua liderança inspiradora como chefe da agência infantil da ONU.

O porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq, disse na terça-feira que Guterres compreende perfeitamente a decisão de Fore de se dedicar a uma questão de saúde familiar. Ela é casada e tem quatro filhos. Fore, uma executiva americana de saúde pública e desenvolvimento internacional que foi a primeira mulher a chefiar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional assumiu a liderança da UNICEF em 1º de janeiro de 2018.

O secretário-geral agradeceu a Fore por seu excelente trabalho para enfrentar os desafios extraordinários que as crianças e jovens enfrentam em todo o mundo e melhorar suas vidas, observando o papel crítico do UNICEF na resposta global ao COVID-19 e na reinvenção da educação, disse o porta-voz Haq.

Como resultado de sua liderança, o UNICEF é agora uma organização com uma ampla gama de parcerias dos setores público e privado e um foco mais ousado em alcançar as metas de desenvolvimento da ONU para 2030, disse Haq. Ela também contribuiu enormemente para os esforços de construir um sistema da ONU com um foco muito mais forte na inclusão e na cultura organizacional.

A carreira anterior de Fore incluiu dirigir várias empresas, atuando como diretor da Casa da Moeda dos Estados Unidos de 2001 a 2005, como subsecretário de Estado para gestão dos Estados Unidos de 2005 a 2007 e como administrador da USAID de 2007 a 2009 durante a administração do então presidente George W. Bush . Haq disse que Fore permanecerá no UNICEF até que um sucessor seja escolhido. O diretor executivo do UNICEF é nomeado pelo secretário-geral da ONU em consulta com o conselho executivo da organização. Os Estados Unidos são o maior financiador do UNICEF e o trabalho tradicionalmente fica com um americano.