Principal >> Mundo >> Chefe da ONU pede ação unida para prevenir a catástrofe de Mianmar

Chefe da ONU pede ação unida para prevenir a catástrofe de Mianmar

Seu apelo urgente por uma resposta internacional e regional unificada indica que, com o movimento lento da ASEAN, Guterres sente que é hora de uma ação internacional mais ampla também.

O secretário-geral disse que também houve inúmeros relatos de violência contra as forças de segurança, bem como assassinatos de pessoas suspeitas de colaborar com os militares. (Arquivo)

O chefe das Nações Unidas está pedindo uma ação regional e internacional unificada para evitar que a crise em Mianmar se torne um conflito em grande escala e uma 'catástrofe' multifacetada no coração do Sudeste Asiático e além.

O secretário-geral, Antonio Guterres, alertou em um relatório para a Assembleia Geral da ONU divulgado na quarta-feira que a oportunidade de impedir o exército de fortalecer seu governo pode estar se estreitando e disse que é urgente que os países regionais e internacionais ajudem a colocar Mianmar de volta no caminho da reforma democrática .

Quando o exército de Mianmar depôs o governo eleito de Aung San Suu Kyi em 1º de fevereiro, alegou com escassas evidências que a eleição geral que seu partido ganhou em novembro passado em um deslizamento de terra foi marcada por uma fraude generalizada. A aquisição quase imediatamente gerou protestos de rua generalizados que as forças de segurança tentaram esmagar. A reação deixou mais de 1.100 mortos, de acordo com a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e grupos de direita.

As Nações Unidas apoiaram um plano de cinco pontos adotado pela Associação de Nações do Sudeste Asiático, com dez membros, que inclui Mianmar, que pede o fim da violência, o diálogo construtivo, a nomeação de um enviado especial da ASEAN como mediador e ajuda humanitária. Demorou até o início de agosto para a ASEAN escolher o Segundo Ministro das Relações Exteriores de Brunei, Erywan Yusof, como seu enviado especial, e ele ainda está negociando com os militares nos termos de uma visita.

No relatório, Guterres saudou a nomeação de Yusof, pediu a implementação oportuna e abrangente do consenso de cinco pontos para facilitar uma solução pacífica e encorajou fortemente a ASEAN a trabalhar com o enviado especial da ONU.

Seu apelo urgente por uma resposta internacional e regional unida indica que, com o movimento lento da ASEAN, Guterres sente que é hora de uma ação internacional mais ampla também.

O risco de um conflito armado em grande escala requer uma abordagem coletiva para evitar uma catástrofe multidimensional no coração do Sudeste Asiático e além, disse o secretário-geral. Graves implicações humanitárias, incluindo a rápida deterioração da segurança alimentar, um aumento nos deslocamentos em massa e um sistema de saúde pública enfraquecido, agravado por uma nova onda de infecções por COVID-19, exigem uma abordagem coordenada em complementaridade com os atores regionais.

Ele disse que é fundamental restaurar a ordem constitucional de Mianmar e defender os resultados das eleições de novembro de 2020. Ele sugeriu que os países vizinhos poderiam alavancar sua influência sobre os militares para que respeitassem a vontade do povo e agissem no maior interesse pela paz e estabilidade no país e na região.

Guterres disse que o esforço internacional e regional deve ser acompanhado pela libertação imediata de Suu Kyi, presidente Win Myint e outros funcionários do governo, bem como acesso humanitário imediato e ajuda, especialmente para comunidades vulneráveis, incluindo cerca de 600.000 muçulmanos Rohingya ainda no estado de Rakhine norte e os mais de 700.000 que fugiram de uma repressão militar de 2017 e agora estão em campos no vizinho Bangladesh.

O relatório, cobrindo o período de meados de agosto de 2020 a meados de agosto de 2021, disse que desde a tomada militar, as forças de segurança se engajaram em uma ampla 'repressão brutal', especialmente daqueles que protestavam contra a queda de Suu Kyi, desencadeando uma crise política com amplas implicações para a região e cometeram graves violações dos direitos humanos.

Aqueles que expressaram oposição aos militares e aderiram aos movimentos democráticos, bem como seus parentes e associados, foram sujeitos a mortes e detenções arbitrárias, desaparecimentos, reides noturnos, intimidação e tortura, disse Guterres. Também houve numerosos relatos de violência sexual e de gênero perpetrada pelas forças de segurança.

Entre 1º de fevereiro e o final de julho, disse ele, houve pelo menos 150 casos em que as forças de segurança usaram força letal contra manifestantes desarmados.

Guterres disse que estudantes e funcionários da educação têm sido os principais alvos da repressão, apontando relatórios da Federação de Professores de Mianmar de que pelo menos 70 alunos e cinco professores foram mortos pelas forças de segurança, que 775 alunos e 76 professores foram detidos e mais mais de 125.000 professores e 13.000 funcionários de escolas em instituições de ensino superior foram suspensos ou demitidos.