Principal >> Mundo >> Estas são as 10 pistas de aeroporto mais perigosas do mundo

Estas são as 10 pistas de aeroporto mais perigosas do mundo

Por mais confortável que possa parecer uma viagem aérea, existem algumas pistas de aeroportos em todo o mundo que podem fazer os passageiros cerrarem os braços e orar pela vida.

Aqui está uma lista das 10 pistas de aeroportos mais perigosas do mundo:Os aviões no Aeroporto Gustaf III em Saint-Barthélemy voam direto sobre os frequentadores da praia. (Fonte: captura de vídeo)

Os aviões são a invenção mais elogiada da humanidade. Você economiza tempo, queima um buraco no bolso, mas chega ao seu destino rapidamente. Mas você viajaria se a pista de um aeroporto desaparecesse durante a maré alta ou quando um vulcão ativo pudesse arruinar os motores de sua aeronave?

Aqui está uma lista das 10 pistas de aeroportos mais perigosas do mundo:

1. Aeroporto Tenzing-Hillary, Nepal

10 pistas de aeroporto mais perigosas do mundoO aeroporto Tenzing-Hillary tem uma queda de 9000 pés no final. (Fonte da foto: Wikimedia Commons)

Potenciais escaladores do Monte Everest pousam aqui ao iniciar sua jornada. Com ventos fortes, cobertura de nuvens e alteração da visibilidade, os horários dos voos costumam ser confusos. Mas lembre-se de decolar rapidamente, pois o final da pista tem uma queda acentuada de 9000 pés.

2. Courchevel Altiport, França

Este aeroporto tem uma pista minúscula de 500m e é cercado por montanhas com um declive de 18,6 por cento. Sem auxiliares de iluminação, este campo de aviação tem uma pista ascendente. Se isso não for suficiente, os pilotos podem se deparar com neblina, neve e outras condições meteorológicas perigosas.

3. Aeroporto Internacional Princesa Juliana, St. Maarten

10 pistas de aeroporto mais perigosas do mundo(Fonte: Pplecke / Wikipedia)

Lembre-se de se abaixar ao visitar este aeroporto, pois ele tem pouso em altitudes extremamente baixas e termina em uma praia. Alguns turistas vêm aqui apenas para sentir os ventos fortes e o barulho alto quando um avião voa diretamente sobre suas cabeças.

4. Aeroporto Juancho E. Yrausquin

O aeroporto possui uma pista de apenas 400 m de extensão, sendo a menor pista comercial do mundo. Ultrapassar um pouco a pista significa mergulhar direto no oceano, já que o aeroporto tem falésias em ambas as extremidades.

5. Aeroporto de Wellington, Nova Zelândia

Este aeroporto na capital da Nova Zelândia só permite a aterragem de pequenos aviões. É conhecido por seus ventos fortes e rajados criados pelo Estreito de Cook, levando a aterrissagens violentas e turbulentas.

6. Aeroporto Internacional da Barra, Escócia

10 pistas de aeroporto mais perigosas do mundoÀs vezes, a pista do Aeroporto Internacional da Barra desaparece debaixo d'água. (Fonte: Wikimedia Commons)

Esta pista é a única no mundo onde os voos usam a praia como pista. Os horários dos voos neste aeroporto variam de acordo com as marés, pois por vezes as pistas ficam encobertas debaixo de água devido à maré alta.

7. Aeroporto Gustaf III, Saint-Barthélemy

O minúsculo aeroporto é exclusivo para ricos e famosos e, devido ao seu tamanho, apenas aviões particulares para 20 pessoas podem pousar aqui. Os aviões que partem deste aeroporto voam sobre as cabeças dos banhistas.

8. Aeroporto Internacional de Kansai, Japão

O aeroporto fica em sua própria ilha artificial. Construído com um milhão de drenos de areia na argila para remover a água e solidificá-la, o aeroporto apresenta um alto risco de terremotos regulares, tufões e tempestades de até 3 metros.

9. Aeroporto de Narsarsuaq, Groenlândia

10 pistas de aeroporto mais perigosas do mundoUm vulcão ativo perto do aeroporto de Narsarsuaq entra em erupção, enviando cinzas para as nuvens que podem destruir motores. (Fonte: Wikimedia comum)

O comprimento e a abordagem desta pista tornam-na uma das mais difíceis de aterrar no mundo. Os ventos junto com a pista de gelo podem desviar os voos do curso, e o vulcão ativo nas proximidades geralmente entra em erupção enviando cinzas para as nuvens que podem paralisar e destruir os motores.

10. Aeroporto de Gisborne, Nova Zelândia

Este aeroporto nos arredores de Gisborne possui dois meios de transporte. Uma linha ferroviária, a Linha Palmerston North – Gisborne, passa bem no meio da pista. Felizmente, o agendamento é preciso.