Principal >> Mundo >> Texas executa membro do ‘Texas 7’ pelo assassinato de policial

Texas executa membro do ‘Texas 7’ pelo assassinato de policial

Joseph Garcia, um dos fugitivos da prisão Texas Seven, ouve seu advogado no Tribunal do Condado de Teller em uma audiência de extradição em Cripple Creek, Colorado, EUA (Fonte: Reuters)

O Texas executou na terça-feira um membro do Texas 7, um grupo de presidiários que matou um policial em uma loja de artigos esportivos na véspera de Natal de 2000, depois de escapar de uma prisão de segurança máxima dias antes.

Joseph Garcia, 47, foi declarado morto às 18h43. horário local. Ele foi executado por injeção letal na câmara de morte do estado em Huntsville, disse o departamento de justiça criminal do estado. Sim senhor. Querido Pai Celestial, por favor, perdoe-os porque eles não sabem o que fazem, disse ele antes de morrer, de acordo com o departamento.

A Suprema Corte dos EUA rejeitou uma série de petições para suspender a execução pouco antes de seu início. Garcia estava cumprindo uma sentença de 50 anos por homicídio quando ele e outros seis internos fugiram da prisão de segurança máxima em Kenedy, Texas, em 13 de dezembro de 2000, de acordo com documentos judiciais.

Onze dias depois, na véspera de Natal, Garcia e os outros fugitivos roubaram uma loja de artigos esportivos em Irving. O policial Aubrey Hawkins, 31, foi baleado e morto pelo grupo enquanto os homens fugiam, de acordo com documentos judiciais. Eles foram presos cerca de um mês depois em um parque de trailers no Colorado, onde um dos fugitivos cometeu suicídio.

Garcia foi condenado à morte em 2013 depois de ser condenado por homicídio capital de um policial. Apesar de não ter atirado em Hawkins, ele foi condenado por assassinato segundo a lei estadual das partes, uma estátua que considera uma pessoa criminalmente responsável se ela atuar como cúmplice.

Os advogados de Garcia durante anos contestaram sem sucesso o mérito do caso e a condenação no tribunal, incluindo um recurso para a Suprema Corte dos EUA na semana passada. Um dos recursos desafiou a constitucionalidade da lei, argumentando que sua condenação, juntamente com seus 15 anos no corredor da morte, violam a Constituição dos Estados Unidos que protege contra punições cruéis e incomuns.

Três dos presos fugitivos foram executados, enquanto outros dois estão no corredor da morte. Garcia foi o 12º preso a ser executado no Texas e o 22º nos Estados Unidos em 2018, de acordo com o Centro de Informações sobre Pena de Morte, organização que monitora a pena de morte nos Estados Unidos.