Principal >> Mundo >> Forte terremoto sacode a ilha grega de Creta; 1 morto

Forte terremoto sacode a ilha grega de Creta; 1 morto

Uma mulher caminha ao lado dos escombros de uma casa demolida, após um terremoto na cidade de Arkalochori. (Reuters)

Um forte terremoto com magnitude preliminar de 5,8 atingiu a ilha de Creta, no sul da Grécia, na manhã de segunda-feira, matando uma pessoa e ferindo várias outras, disseram as autoridades.

O terremoto fez com que as pessoas fugissem para as ruas, enquanto as escolas eram evacuadas. Repetidos tremores secundários estavam sacudindo a área, e a mídia local relatou danos em vilarejos próximos ao epicentro.

O Instituto Geodinâmico de Atenas disse que o terremoto ocorreu às 9h17, horário local (0617 GMT), com epicentro 246 km (153 milhas) ao sul a sudeste da capital grega, Atenas.

O European-Mediterranean Sismological Center e o US Geological Survey deram uma magnitude preliminar de 6,0, com um epicentro sete quilômetros (4 milhas) ao norte da vila de Thrapsano. É comum que diferentes institutos sismológicos forneçam magnitudes variadas para um terremoto nas primeiras horas e dias após um evento.

O Ministério da Crise Climática e Proteção Civil da Grécia disse que, de acordo com relatórios das autoridades locais, uma pessoa foi morta e outras nove ficaram feridas. Os detalhes das circunstâncias da morte e dos ferimentos não estavam imediatamente disponíveis.

Este não é um evento que ocorreu sem aviso. Vimos atividade nesta região por vários meses. Este foi um forte terremoto, não foi debaixo do mar, mas em terra e afetou áreas povoadas, disse o sismólogo Gerasimos Papadopoulos à emissora estatal grega ERT.

Pelo menos nove tremores secundários também atingiram a área, com o EMSC dando uma magnitude preliminar de 4,6 para os dois mais fortes.

Moradores da cidade de Heraklion correram para as ruas. A mídia local em Creta relatou danos, com o desabamento de paredes de antigos edifícios de pedra em aldeias próximas ao epicentro do tremor na parte oriental da ilha.

O major de Heraklion, Vassilis Lambrinos, disse Skai grego televisão que não houve relatos imediatos dos serviços de emergência de quaisquer ferimentos ou danos graves. Ele disse que as escolas foram todas evacuadas e devem ser verificadas quanto a danos estruturais.