Principal >> Mundo >> Incêndio na Espanha mata 1 bombeiro e força 1.000 s para evacuar

Incêndio na Espanha mata 1 bombeiro e força 1.000 s para evacuar

Autoridades no sul da Espanha afirmam que um bombeiro morreu e quase 1.000 pessoas foram evacuadas enquanto um incêndio devastador está devastando áreas florestais

Um helicóptero faz uma gota d'água sobre um incêndio florestal perto de edifícios na montanha Sierra Bermeja em Estepona, Espanha, 9 de setembro de 2021. (Reuters)

O agravamento de um incêndio florestal que continuou avançando através de áreas florestais e provocou a evacuação de quase 1.000 residentes, tirou a vida de um bombeiro, disseram autoridades no sul da Espanha na noite de quinta-feira.

O incêndio em uma cordilheira da província de Málaga começou na noite de quarta-feira e aumentou, alimentado por ventos de até 50 quilômetros por hora com mudanças de direção. Cerca de 940 pessoas foram evacuadas perto da cidade turística de e três outros municípios, disseram as autoridades regionais da Andaluzia.

O serviço de extinção de incêndios da região, Infoca, disse que um bombeiro de 44 anos morreu nas queimaduras provocadas pelas chamas.

[oovvuu-embed id = 61b66b2e-a70b-420c-832b-0429454ee502 ″ frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/61b66b2e-a70b-420c-832b-0429454ee502″ ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

A vítima fazia parte de uma tripulação de cerca de 300 bombeiros que trabalhava no terreno e ajudada por 29 aviões e helicópteros, disseram as autoridades.

José Gracia Urbano, o prefeito de Estepona, disse aos jornalistas que os investigadores estavam olhando para o incêndio como resultado de um possível incêndio criminoso, já que ele começou em dois lugares diferentes tarde da noite, quando o vento estava forte.

É muito suspeito, disse Urbano, em comentários transmitidos pela TVE, a emissora pública da Espanha.

A fumaça do incêndio também levou ao fechamento de cerca de 14 quilômetros da AP-7, uma importante rodovia. Embora o tráfego tenha retomado em meados da quinta-feira, ele foi bloqueado novamente à tarde, com ventos mais fortes soprando as chamas. Pelo menos duas estradas menores permaneceram fechadas.

O serviço regional de extinção de incêndios disse que o terreno acidentado dificultava o combate às chamas.

Possui declives acentuados e um vento forte de oeste que está complicando as obras, informou a Infoca em nota.

Incêndios florestais - alguns naturais e outros provocados pelo homem - são comuns no sul da Europa durante os meses quentes e secos do verão.

O Ministério da Transição Ecológica da Espanha disse que, em 29 de agosto, 186.000 acres de florestas e matas no país haviam queimado em 2021.