Principal >> Saúde >> Algumas asanas de ioga para experimentar com seu filho neste Dia das Mães

Algumas asanas de ioga para experimentar com seu filho neste Dia das Mães

Praticar essas técnicas fortalece seu vínculo e reforça sua saúde.

Ioga mãeNo Bhastrika Pranayama, você tem que usar o tempo exato que levou para inspirar, para expirar. (Fonte: Grande Mestre Akshar)

Por Grande Mestre Akshar

O vínculo piedoso entre mãe e filho começa muito antes de o filho respirar pela primeira vez. O embrião seguro dentro do útero sente todas as emoções e pensamentos que a mãe sofre. Por nove longos meses, o útero da mãe é o universo da criança.

À medida que o bebê cresce de uma célula diminuta para um feto do tamanho de uma bola de futebol, a mãe também passa por várias mudanças físicas, emocionais e psicológicas. Variações nos níveis de hormônios, como progesterona e estrogênio, alteram seu humor. Ela desenvolve sentimentos maternais de amor sincero e proteção fervorosa por seu filho. Ela consome continuamente apenas o que é benéfico para a criança, enquanto mantém seus interesses à distância.

A dor excruciante experimentada durante o parto é incomparável com a alegria que o rosto da criança traz para a mãe quando ela o vê pela primeira vez. Naquele instante, a mãe esquece a agonia do parto e sorri com os olhos marejados.

TAMBÉM LEIA | Bebês bloqueados: novas mães compartilham suas experiências

Por meio de noites sem dormir e supervisão constante, a mãe garante criar o filho da forma mais saudável possível. Durante essa fase, o recém-nascido desenvolve apego à mãe e busca continuamente seu abraço. Eles se lembram de seu útero protetor e se esforçam para se sentir tão caseiros quanto se sentiam por dentro.

Como guia, a mãe está ao lado da criança enquanto ela dá os primeiros passos e pronuncia as primeiras palavras. Ela se esforça ao máximo para ensinar-lhes tudo o que é necessário para viver bem a vida. Esses primeiros anos de treinamento constituem a base para a vida adulta da criança. Para a criança, o colo da mãe tem mais percepção e sabedoria a oferecer do que qualquer escola do mundo. Nesse sentido, a mãe é considerada a primeira Guru da criança.

A ioga pode ser recompensadora por fortalecer e aprofundar o relacionamento afetuoso entre a mãe e o filho. Quando eles praticam as seguintes técnicas juntos, a confiança, a comunicação e o amor se multiplicam e florescem.

Asana

Vrikshasana

Ioga mãeEm Vrikshasana, certifique-se de que sua perna direita está reta e o joelho esquerdo apontando para o lado. (Fonte: Grande Mestre Akshar)

Formação:

• Comece ficando um ao lado do outro
  • Enraíze a perna direita no chão e levante o pé esquerdo
  • Coloque o pé esquerdo firmemente contra a coxa direita
  • Certifique-se de que sua perna direita está reta e o joelho esquerdo aponta para o lado
  • Junte suas palmas e levante-as
  • Estique os braços e deixe sua cabeça ficar entre eles
  • Respire suavemente enquanto você se concentra em um ponto para manter o equilíbrio e manter a postura
  • Alterne sua perna e repita o mesmo

Adhomukhi Swanasana

Formação:

• Coloque as palmas das mãos na largura dos ombros em seus respectivos tapetes
  • Estenda as pernas para trás e aponte a pélvis para cima
  • Junte seus pés e empurre seus calcanhares para baixo

TAMBÉM LEIA | Como se relacionar com seu filho através do Yoga

Sukhasana

Formação:

• Sente-se com as costas tocando-se
  • Cruze as pernas de forma que os músculos da panturrilha se cruzem
  • Coloque as palmas das mãos nos joelhos, voltadas para cima, e respire suavemente
  • Você pode até praticar Pranayama juntos nesta postura

Vyayam 1

Formação:

• Deite-se no colchonete, dobre as pernas e peça ao seu filho para ficar perto de seus pés
  • Com cuidado, mantenha os pés ao lado do umbigo
  • Peça-lhes para se inclinarem para frente
  • Enquanto eles fazem isso, segure suas mãos, endireite os joelhos e levante-os lentamente do chão
  • Se eles conseguirem se equilibrar bem, solte as mãos e faça com que se sintam como se estivessem voando livremente

Vyayam 2

Formação:

• Faça seu filho ficar em uma superfície elevada de costas para você
  • Fique de costas para eles
  • Cruze firmemente seus cotovelos com os deles
  • Incline-se para a frente, transfira o peso deles para suas costas e levante-os

Pranayama

Bhastrika Pranayama

Método:

• Em Sukhasana, inspire lentamente e encha os pulmões de ar
  • Tome o tempo exato que você levou para inspirar, expirar.
  • Respire em uma proporção de 1: 1

Anulom-Vilom Pranayama

Ioga mãeEm Anulom Vilom Pranayam, feche a narina esquerda e expire pela narina direita. (Fonte: Grande Mestre Akshar)

Método:

• Em Sukhasana, feche a narina direita com o polegar direito
  • Inspire profundamente pela narina esquerda
  • Feche a narina esquerda e expire pela narina direita
  • Agora, inspire pelo nariz direito, feche e expire pela narina direita
  • Continue este ciclo

Praticar essas técnicas fortalece seu vínculo e reforça sua saúde. Você fornece ao seu filho um ambiente propício para ele permanecer transparente e amigável. A criança não só será capaz de confiar em você com sua mente e corpo, mas também será capaz de entender melhor as necessidades de seu filho e atendê-las de acordo.

(O escritor é um filantropo, mestre espiritual, treinador de estilo de vida, ioga-preneur e autor)