Principal >> Noticias Do Mundo >> O governo Obama pagou ao Irã US $ 1,7 bilhão em dinheiro para libertar quatro prisioneiros americanos

obama, obama iran, us iran, iran, us prisioneiros no iran, iran us prisioners, americanos no iran, american prisioners iran, iran news, us news, world newsO governo Obama reconheceu recentemente que o dinheiro foi usado como alavanca até que os americanos foram autorizados a deixar o Irã.

O governo Obama reconheceu na terça-feira que sua transferência de US $ 1,7 bilhão para o Irã no início deste ano foi feita inteiramente em dinheiro, usando moeda estrangeira, enquanto os críticos republicanos da transação continuavam denunciando os pagamentos.

A porta-voz do Departamento do Tesouro, Dawn Selak, disse em um comunicado que os pagamentos em dinheiro eram necessários devido à eficácia das sanções americanas e internacionais, que isolaram o Irã do sistema financeiro internacional.

O US $ 1,7 bilhão foi o acordo de uma ação de arbitragem de décadas entre os EUA e o Irã. Inicialmente, US $ 400 milhões em euros, francos suíços e outras moedas estrangeiras foram entregues em paletes em 17 de janeiro, mesmo dia em que Teerã concordou em libertar quatro prisioneiros americanos.

O governo Obama afirmou que os eventos foram separados, mas recentemente reconheceu que o dinheiro foi usado como alavanca até que os americanos foram autorizados a deixar o Irã. Os US $ 1,3 bilhão restantes representavam juros estimados sobre o dinheiro iraniano que os Estados Unidos detinham desde os anos 1970. O governo havia se recusado anteriormente a dizer se os juros foram entregues ao Irã em dinheiro físico, como no caso do principal, ou por meio de um mecanismo bancário mais regular.

Na terça-feira, funcionários dos departamentos de Estado, Justiça e Tesouro realizaram uma reunião a portas fechadas para funcionários do Congresso sobre os pagamentos, de acordo com um assessor do Capitólio familiarizado com a sessão. As autoridades disseram que US $ 1,3 bilhão foi pago em dinheiro nos dias 22 de janeiro e 5 de fevereiro. O assessor não foi autorizado a falar publicamente e pediu anonimato.

O dinheiro veio de um fundo pouco conhecido administrado pelo Departamento do Tesouro para resolver reivindicações de litígios. O chamado Fundo de Julgamento é o dinheiro do contribuinte que o Congresso aprovou permanentemente, caso seja necessário, permitindo ao presidente contornar a aprovação direta do Congresso para fazer um acordo. Os EUA pagaram anteriormente $ 278 milhões em reivindicações relacionadas ao Irã usando o fundo em 1991.

Os republicanos denunciaram os pagamentos como resgate, uma acusação que o governo Obama rejeitou. Na terça-feira, um grupo de senadores republicanos anunciou seu apoio a uma legislação que impediria os pagamentos do Fundo de Julgamento ao Irã até que Teerã pagasse os quase US $ 55,6 bilhões que os tribunais americanos julgaram devidos às vítimas americanas do terrorismo iraniano.

O desastroso acordo nuclear do presidente Obama com o Irã foi adoçado com o pagamento de um resgate ilícito e bilhões de dólares para o principal Estado patrocinador do terrorismo, disse o senador Marco Rubio, R-Fla., O principal patrocinador do projeto.

Tanto a Câmara quanto o Senado planejam realizar audiências sobre os pagamentos.