Principal >> Mundo >> Nepal House inicia debate sobre projeto de lei sobre mudança de mapa

Nepal House inicia debate sobre projeto de lei sobre mudança de mapa

Somos um com o governo, pois envolve o solo do meu país, uma parte do país que tratamos como mãe, disse Pradip Giri, líder sênior do principal Congresso da Oposição do Nepal.

Fronteira da Índia com o Nepal, mudança no mapa do Nepal, laços bilaterais, notícias do Nepal, notícias do expresso indianoNo mês passado, o Nepal divulgou um mapa político e administrativo revisado do país, reivindicando áreas estrategicamente importantes nos mapas indianos. (Representativo)

Em meio a uma disputa na fronteira com a Índia, a Câmara dos Representantes do Nepal iniciou um debate na terça-feira sobre um projeto de lei de emenda constitucional, buscando mudar o mapa do país incluindo as áreas de Lipulekh, Kalapani e Limpiyadhura.

Membros que cruzam as linhas partidárias disseram estar por trás da ação do governo.

O projeto de lei será debatido antes de ser adotado pela Câmara dos Representantes e encaminhado à Câmara Alta, o Rastriya Sabha.

Em resposta à medida, a Índia disse que tal alargamento artificial das reivindicações territoriais não será aceitável e pediu ao Nepal que se abstenha de tal afirmação cartográfica injustificada.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia também pediu ao Nepal que respeite a soberania e integridade territorial da Índia e espera que a liderança nepalesa crie uma atmosfera positiva para o diálogo diplomático para resolver a questão da fronteira pendente.