Principal >> Mundo >> A polícia de choque de Mianmar dispara para interromper os protestos, 'detém' jornalista japonês

A nação do sudeste asiático está em crise desde que o exército tomou o poder em 1º de fevereiro e prendeu a líder do governo civil Aung San Suu Kyi e grande parte de sua liderança partidária depois que os militares reclamaram de fraude nas eleições de novembro.

Motins em Mianmar, golpe em Mianmar, protestos em MianmarPolícia está em formação enquanto os manifestantes se manifestam contra o golpe militar em Yangon, Mianmar, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021. (Foto AP)

A polícia de Mianmar dispersou manifestantes na principal cidade de Yangon na sexta-feira, disparando armas e o que pareciam ser granadas de atordoamento, disseram testemunhas, para mandar as pessoas em fuga, já que o desafio à tentativa do exército de impor novamente seu governo não mostrou sinais de afrouxamento.

A polícia em um protesto na segunda cidade de Mandalay também disparou armas, disseram testemunhas. Não ficou claro se a polícia estava atirando contra os manifestantes ou para o ar.

Não houve relatos imediatos de feridos.

Houve protestos e greves diários de defensores da democracia por cerca de três semanas, muitas vezes atraindo centenas de milhares de pessoas em todo o país.

A polícia lançou uma ofensiva em um bairro de Yangon durante a noite para interromper um protesto contra um oficial nomeado pelo militar.

Centenas de pessoas, em sua maioria jovens, se reuniram para outro protesto na sexta-feira.

Protestos em MianmarManifestantes gesticulam enquanto a polícia tenta dispersá-los durante uma manifestação contra o golpe militar em Yangon, Mianmar. (Foto AP)

Isso é muito importante para o nosso futuro, disse o manifestante Nyein Chan Sithu, 21, sobre as manifestações.

Queremos um governo que trate as pessoas com respeito. Minha geração será a última a lutar contra uma junta.

O protesto em grande parte se dissipou quando a polícia entrou, mas pequenos grupos se reuniram em outros lugares para entoar slogans e confrontar as linhas da tropa de choque.

Mais tarde, a polícia apareceu para disparar granadas de choque para espalhar os manifestantes. Pouco tempo antes, várias pessoas foram detidas, disseram testemunhas, entre elas um jornalista japonês, disse um de seus colegas.

'Cauteloso'

O chefe militar, general Min Aung Hlaing, disse que as autoridades estão usando o mínimo de força para lidar com os protestos. No entanto, pelo menos três manifestantes e um policial foram mortos.

A crise aumenta a perspectiva de um crescente isolamento internacional e do nervosismo dos investidores, agravando as dificuldades de uma economia já afetada pelo coronavírus.

O Banco Mundial suspendeu os pagamentos a projetos em Mianmar devido a pedidos de saque feitos após o golpe, disse o banco em uma carta ao Ministério das Finanças vista pela Reuters.

O presidente do Banco Mundial, David Mal pass, disse na semana passada que está adotando uma abordagem mais cautelosa em relação a Mianmar, mas continua executando projetos anteriores, incluindo alívio emergencial do coronavírus.