Principal >> Noticias Do Mundo >> Terremoto de magnitude 7.1 sacode o Alasca, quatro casas perdidas

Terremoto de magnitude 7.1 sacode o Alasca, quatro casas perdidas

Duas das casas foram destruídas em explosões e as outras duas foram totalmente engolfadas antes que os bombeiros determinassem que era seguro o suficiente do gás para eles entrarem nas casas.

Terremoto no Alasca, terremoto no Alasca, Terremoto, terremoto em 2016, danos de terremoto no Alasca, perdas de terremoto no Alasca, efeito de terremoto no AlascaTyrrel Corveia, 14, levanta um pedaço da superfície da estrada ao longo de uma fenda na Kalifornsky-Beach Road perto de Kasilof, Alasca, domingo, 24 de janeiro de 2016, após um terremoto de magnitude 7,1. Corveia mora em uma yurt e disse que acordou com a estrutura balançando sobre as palafitas, mas disse que a casa não sofreu danos. (Kelly Sullivan / Peninsula Clarion via AP)

Um terremoto de magnitude 7,1 derrubou itens das prateleiras e paredes no Alasca na manhã de domingo, sacudindo os nervos dos residentes nesta região sujeita a terremotos. Não houve relatos de feridos, mas quatro casas foram perdidas devido a explosões ou incêndios após o terremoto.

O sismólogo estadual do Alasca, Michael West, chamou-o de o mais forte terremoto na região centro-sul do estado em décadas. O Alasca costuma ter terremotos maiores ou mais poderosos, como o de 7,9 no ano passado nas remotas ilhas Aleutas.

No entanto, o terremoto de ontem à noite é significativo porque estava perto o suficiente dos centros populacionais do Alasca, disse West, acrescentando que os tremores secundários podem continuar por semanas.

O terremoto foi amplamente sentido pelos residentes de Anchorage. Mas os departamentos de polícia de Anchorage e Valdez disseram não ter recebido nenhum relato de feridos ou danos significativos.

O terremoto aconteceu cerca de 1h30, horário do Alasca, e foi centrado 53 milhas (85 quilômetros) a oeste de Anchor Point na Península de Kenai, que fica a cerca de 160 milhas (257 quilômetros) a sudoeste de Anchorage, de acordo com o U.S. Geological Survey.

Vincent Nusunginya, 34, de Kenai, disse que estava na casa de sua namorada quando o terremoto aconteceu.

Começou como um tremor e parecia muito com um terremoto normal. Mas então começou a parecer um balanço normal, como um balanço muito suave de um lado para o outro, disse Nusunginya, diretor de audiência do jornal Peninsula Clarion. Foi perturbador. Algumas coisas foram derrubadas, mas não houve danos.

Quatro casas unifamiliares em Kenai foram perdidas por explosões ou incêndios após o terremoto.

Duas das casas foram destruídas em explosões e as outras duas foram totalmente engolfadas antes que os bombeiros determinassem que era seguro o suficiente do gás para eles entrarem nas casas, disse o chefe do batalhão de Kenai, Tony Prior.

Nenhuns ferimentos. Graças a Deus, disse ele. O segundo foi uma grande explosão. Tivemos a sorte de ninguém se machucar.

Cerca de 30 casas foram evacuadas e algumas pessoas se abrigaram no Arsenal da Guarda Nacional Kenai.

Os trabalhadores da empresa de gás estavam examinando as casas restantes no domingo à tarde com o objetivo de fazer com que os moradores deslocados voltassem para suas casas no final do dia.

O USGS inicialmente relatou o terremoto como uma magnitude de 7,1, mas rebaixou logo depois para a magnitude de 6,8 antes de elevá-lo de volta para 7,1.

O maior tremor no domingo foi de magnitude 4,7, e West disse que um tremor de magnitude 5 ou 6 é possível.

Houve relatos de quedas de energia espalhadas da Matanuska Electric Association e Chugach Electric na área de Anchorage. A Homer Electric Association informou em seu site que cerca de 4.800 clientes estavam sem energia na manhã de domingo na Península de Kenai.

O Departamento de Transporte do Alasca informou em sua página do Facebook que houve danos em uma estrada perto da comunidade de Kasilof, na Península de Kenai.

O governador do Alasca, Bill Walker, disse em um comunicado no domingo que estava aliviado por não ter havido mais danos. Ele pediu a todos os habitantes do Alasca que tenham um plano de resposta para quando ocorrer um grande desastre natural.

A hashtag #akquake foi a tendência de domingo no Twitter, com as pessoas compartilhando suas experiências e postando fotos de itens que caíram das paredes e prateleiras.

Andrew Sayers, 26, de Kasilof estava assistindo televisão quando o terremoto aconteceu.

A casa começou a tremer violentamente. A TV que estávamos assistindo caiu, coisas caíram das paredes, disse ele. A louça estava batendo e corremos em direção à porta.

Mais tarde, ele estava dirigindo para a casa de sua mãe quando se deparou com um trecho de estrada que foi danificado pelo terremoto.