Principal >> Mundo >> Parentes de pessoas de um avião desaparecido da Malásia entregam os destroços suspeitos, instigam a busca

O voo MH370 estava a caminho de Kuala Lumpur para Pequim em 8 de março de 2014, com 239 pessoas a bordo, quando desapareceu e se tornou um dos maiores mistérios da aviação do mundo.

avião desaparecido na Malásia, voo 370 da Malaysia Airlines, destroços do avião desaparecido, avião desaparecido em Kuala lumpur, expresso indianoUma foto de 2016 mostrando votos de boa sorte escritos em uma parede de esperança durante um evento em memória do desaparecimento do vôo 370 da Malaysia Airlines em Kuala Lumpur, Malásia. (Foto / arquivo AP)

Parentes de algumas das pessoas desaparecidas no voo MH370 da Malaysia Airlines pediram à Malásia na sexta-feira que retome a busca pelo avião que desapareceu em 2014, enquanto eles entregaram o que acreditam ser cinco novos fragmentos dele.

Os parentes mais próximos de alguns dos que estavam a bordo entregaram ao governo cinco pedaços de destroços que eles disseram ter sido encontrados por moradores em Madagascar, em três locais diferentes, um deles encontrado apenas em agosto.

O fato de que os destroços ainda estão sendo despejados significa que a investigação ainda deve estar ativa. Não deve ser fechado, disse Grace Nathan, uma advogada cuja mãe, Anne Daisy, estava no avião.

Investigadores malaios e internacionais acreditam que o jato desviou milhares de quilômetros antes de mergulhar no Oceano Índico.

Em julho, os investigadores divulgaram um relatório de 495 páginas, dizendo que os controles do avião provavelmente foram deliberadamente manipulados para tirá-lo do curso, mas não foram capazes de determinar quem era o responsável.

Mais de 30 fragmentos suspeitos foram coletados de vários lugares ao redor do mundo, mas apenas três fragmentos de asas, que foram levados ao longo da costa do Oceano Índico, foram confirmados como sendo de MH370.

O Ministro dos Transportes, Anthony Loke, que se encontrou com os parentes, disse que o governo consideraria retomar uma busca se fornecido com pistas confiáveis.
Estamos abertos a propostas, mas devemos ter algumas pistas confiáveis ​​antes de decidirmos, disse Loke.

Em maio, a Malásia cancelou uma busca de três meses pela firma americana Ocean Infinity, que se estendeu por 112.000 km2 (43.243 milhas quadradas) no sul do Oceano Índico e terminou sem nenhuma descoberta significativa.

Foi a segunda grande busca depois que Austrália, China e Malásia encerraram uma busca infrutífera de A $ 200 milhões ($ 144,80 milhões) em uma área de 120.000 km2 (46.332 milhas quadradas) no ano passado. (Reportagem de Emily Chow Edição de Robert Birsel)