Principal >> Mundo >> Uso de e-mail privado de Ivanka Trump na Casa Branca para ser investigado

Uso de e-mail privado de Ivanka Trump na Casa Branca para ser investigado

Ivanka TrumpIvanka Trump (fonte: AP Photo)

Republicanos e democratas no Capitólio estarão examinando o uso do e-mail pessoal de Ivanka Trump na Casa Branca à luz das novas revelações de que ela enviou centenas de mensagens sobre negócios do governo daquela conta no ano passado.

Na terça-feira, os presidentes republicanos dos comitês de supervisão do Senado e da Câmara - bem como um importante democrata da Câmara que estará brandindo um martelo quando seu partido assumir o poder em janeiro - pediram que a Casa Branca fornecesse mais informações sobre a conta de e-mail e a natureza das mensagens que a filha do presidente Donald Trump trocou.

As medidas renovaram investigações parlamentares lideradas por republicanos que haviam definhado desde o ano passado, quando relatórios do Politico revelaram que o marido de Ivanka Trump, Jared Kushner, e outros funcionários da Casa Branca estavam usando e-mail privado para fins governamentais em possível violação da Lei de Registros Presidenciais e outros leis federais de manutenção de registros.

A questão ressurgiu esta semana quando o The Washington Post relatou que a filha do presidente, enquanto uma importante conselheira da Casa Branca, enviou centenas de e-mails sobre negócios do governo de uma conta de e-mail pessoal no ano passado. Os e-mails foram enviados para assessores da Casa Branca, membros do Gabinete e assistentes de Ivanka Trump, muitos deles violando as regras de registros públicos, de acordo com o The Post.

O relatório levou o senador Ron Johnson, que preside o Comitê de Assuntos Governamentais e de Segurança Interna do Senado, e o deputado Trey Gowdy, o presidente cessante do Comitê de Supervisão e Reforma do Governo da Câmara, a enviar cartas à Casa Branca solicitando uma resposta por escrito e briefing . Eles estão pedindo que a Casa Branca forneça uma contabilidade dos e-mails oficiais trocados na conta pessoal de Ivanka Trump e certifique que os e-mails foram preservados de acordo com a lei federal.

Gowdy também está pedindo à Casa Branca que divulgue se algum e-mail continha informações confidenciais ou classificadas.

A ação veio no mesmo dia, o deputado Elijah Cummings de Maryland, o provável presidente entrante do painel de supervisão da Câmara, disse que pressionaria a administração de Trump a entregar registros sobre o uso de e-mail privado para negócios públicos por Ivanka Trump, Kushner e outros seniores funcionários.

Meu objetivo é evitar que isso aconteça novamente - não transformar isso em um espetáculo da maneira como os republicanos foram atrás de Hillary Clinton, disse Cummings. Minha principal prioridade como presidente do conselho será enfocar as questões que afetam os americanos em sua vida cotidiana.

Em comentários aos repórteres, o presidente, que passou anos protestando contra o uso de e-mail privado por Clinton para negócios públicos enquanto secretário de Estado, procurou minimizar - e diferenciar - o uso do e-mail de sua filha em relação ao de seu ex-oponente.

Eles não são classificados como Hillary Clinton. Eles não foram excluídos como Hillary Clinton, disse Trump, acrescentando: O que Ivanka fez está tudo nos registros presidenciais. Tudo está aí.

Um porta-voz do advogado de Ivanka Trump, Abbe Lowell, não contestou a reportagem do Post. O porta-voz, Peter Mirijanian, disse que nenhuma informação confidencial foi transmitida nas mensagens, nenhum e-mail foi excluído e os e-mails foram retidos em conformidade com as leis de registros. Ele também disse que Ivanka Trump não configurou um servidor privado para a conta, que ele disse nunca ter sido transferida ou hospedada na Trump Organization.

Mirijanian disse que durante a transição para o governo e antes de receber orientação ética sobre a preservação de registros do governo, Ivanka Trump às vezes usava sua conta privada, quase sempre para logística e agendamento de sua família.

Quando as preocupações foram levantadas na imprensa há 14 meses, a Sra. Trump analisou e verificou seu uso de e-mail com o Conselho da Casa Branca e explicou a questão aos líderes do Congresso, disse ele. Ele não disse quais líderes do Congresso foram informados.

As investigações de Segurança Interna e Supervisão da Câmara do Senado sobre e-mail privado foram iniciadas em 2017. Naquele mês de outubro, a Casa Branca enviou advogados para informar os comitês. Mas os advogados se recusaram a identificar qualquer funcionário que tenha usado e-mail privado para negócios oficiais.

Na época, os advogados da Casa Branca disseram ao comitê da Câmara que não poderiam fornecer informações adicionais sobre funcionários específicos enquanto uma revisão interna estivesse em andamento, de acordo com uma carta de Cummings. Desde então, a Casa Branca não compartilhou as conclusões dessa revisão com o Congresso.

A descoberta da extensão do uso do e-mail de Ivanka Trump foi motivada por solicitações de registros públicos do grupo de vigilância liberal American Oversight. O diretor executivo do grupo, Austin Evers, disse em um comunicado que a família do presidente não está acima da lei e pediu ao Congresso que investigue.

Por mais de dois anos, o presidente Trump e líderes seniores no Congresso deixaram muito claro que veem o uso de servidores de e-mail pessoais para negócios do governo como uma ofensa séria que exige investigação e até mesmo processo, e esperamos que o mesmo padrão seja aplicada neste caso, disse ele.

Os e-mails que o grupo descobriu incluem correspondência entre Ivanka Trump e a chefe da Small Business Administration, Linda McMahon, e a secretária de educação, Betsy DeVos.