Principal >> Noticias Do Mundo >> O vídeo do ISIS tem imagens da Times Square, o prefeito diz que Nova York não se intimidará

O Departamento de Polícia de Nova York diz que não há ameaça atual ou específica para a cidade

nova iorque, ISIS, estado islâmico, vídeo do ISIS, vídeo do IS nova iorque, vídeo do ISIS nova iorque, nova iorque alvo do ISIS, prefeito de nova iorque, ataques de paris, ataques terroristas de parisPoliciais armados da cidade de Nova York montam guarda na Times Square, no bairro de Manhattan, em Nova York, 18 de novembro de 2015. REUTERS / Stephanie Keith

Não há nenhuma ameaça específica e confiável contra a cidade de Nova York, apesar de um vídeo do Estado Islâmico recém-lançado sugerindo que a cidade mais populosa da América é um alvo potencial de ataques como os de Paris, disse o prefeito Bill de Blasio na quarta-feira.

O comissário de polícia William Bratton concordou com o prefeito durante uma entrevista coletiva à noite pelos dois homens na Times Square, acrescentando que não havia nada de novo sobre o vídeo, que ele chamou de produzido às pressas. Não há nenhuma ameaça confiável e específica contra a cidade de Nova York, disse de Blasio, encorajando os nova-iorquinos a fazerem seus negócios normalmente, enquanto permanecem vigilantes.

O Estado Islâmico reivindicou o crédito pelos ataques de sexta-feira em Paris, que mataram 129 pessoas em tiroteios e ataques suicidas em uma sala de concertos, restaurantes e um estádio de futebol em Paris. O ataque à capital francesa trouxe à memória em Nova York os ataques de 11 de setembro de 2001, um avião sequestrado que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, matando mais de 2.600 pessoas.

O vídeo do Estado Islâmico, que dura quase seis minutos, inclui uma cena que parece mostrar um homem-bomba fazendo preparativos e fechando o zíper de uma jaqueta de couro, de acordo com uma descrição fornecida pelo SITE Intelligence Group, uma organização de Bethesda, em Maryland, que rastreia militantes grupos.

O clipe mostra um breve vislumbre da Times Square, um cruzamento no centro de Manhattan popular entre os turistas e um homem-bomba segurando o que parece ser um gatilho. A maior parte das filmagens são cenas de Paris e do presidente francês François Hollande. As imagens de Nova York mostradas no vídeo do ISIS foram retiradas de um vídeo lançado pelo grupo em abril deste ano. Portanto, embora Nova York seja, e tenha sido, um alvo para o ISIS, o vídeo de hoje não justifica nenhum tipo de pânico, disse a diretora do SITE, Rita Katz, por e-mail à Reuters.

O FBI disse por meio de uma porta-voz que estava ciente de notícias sobre o vídeo e das ameaças terroristas em andamento a Nova York, e que investigaria totalmente.