Principal >> Família >> Como o trabalho em casa atrapalhou o equilíbrio entre a vida profissional e a vida das mães

Trabalhar em casa só alterou o equilíbrio entre a vida profissional e a vida da mulher, afetando sua saúde física e mental.

trabalho de casa, mães que trabalham, mães que trabalham e responsabilidades de casa, desafios para mães que trabalham em casa, paternidade, notícias expressas indianasPara as mães que trabalham fora, lidando com o peso do trabalho e das responsabilidades domésticas, houve várias oportunidades perdidas que não puderam converter em possíveis sucessos. (Foto: Getty / Thinkstock)

Por Yogita Tulsiani

A vida de uma mãe que trabalha não é fácil, e conciliar as responsabilidades domésticas e profissionais as mantém alerta. Apesar disso, muitos são capazes de gerenciar ambos e se destacar.

A equação, no entanto, mudou completamente após o surto de Covid-19. O bloqueio induzido pela pandemia pavimentou o caminho para o trabalho em casa (WFH), que foi inicialmente apresentado como uma solução ideal para aqueles que encontram o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, especialmente para mães que trabalham, pois poderiam dar mais tempo aos filhos e casa. No entanto, tornou-se uma tarefa difícil administrar o fardo das tarefas diárias, cuidar 24 horas por dia, 7 dias por semana e equilibrar a vida profissional de muitas mulheres que trabalham.

TAMBÉM LEIA|Pais bolivianos voltam às aulas para ajudar seus filhos a estudar online

Veja como a WFH impactou a vida das mulheres trabalhadoras.

1. Mais responsabilidades, mais desafios: As mães trabalhadoras não têm apenas responsabilidades profissionais, mas também investem na prestação de cuidados. Devido à pandemia, as escolas tornaram-se online e isso apenas dificultou as coisas para as crianças. Uma vez que é difícil para eles se adaptarem a esta nova forma de aprendizagem, eles precisam da supervisão de seus pais e, para as mulheres que trabalham, fica difícil lidar simultaneamente com seu próprio trabalho e ajudar as crianças com aulas online . A carga de trabalho aumenta, pois eles também têm que dedicar tempo para ajudar as crianças com os deveres de casa. Isso afeta seu desempenho no trabalho. É ainda mais difícil com crianças que ainda estão amamentando . Nesses casos, as mulheres têm pouco tempo para si mesmas.

2. Impacto na saúde física / mental: Trabalhar em casa só alterou o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal da mulher, afetando sua saúde física e mental. Os esforços extenuantes para cumprir as responsabilidades do trabalho com longas horas de turnos, juntamente com as obrigações de cuidar, drenam sua energia. O mesmo ciclo também afeta sua saúde mental.

TAMBÉM LEIA|Diretrizes para mães que trabalham durante a pandemia

3. Efeito nas perspectivas de carreira atuais e de longo prazo: Para as mães que trabalham fora, lidando com o peso do trabalho e das responsabilidades domésticas, houve várias oportunidades perdidas que não puderam converter em possíveis sucessos. As longas horas de trabalho, juntamente com as tarefas domésticas, só tornaram as coisas difíceis para as mulheres que buscam cargos maiores e melhores oportunidades em suas carreiras. Eles acham difícil se candidatar a uma oportunidade melhor ou procurar um papel maior, pois lidar com ambos pode se tornar muito difícil. A crise está expondo novas desigualdades na diferença de gênero, à medida que as mães trabalhadoras lidam com um fardo maior.

4. Cumprimento dos prazos nesta nova configuração: O trabalho remoto apresenta seu próprio conjunto de desafios, pois a eficiência e a produtividade continuam sendo uma preocupação. A alocação de tempo e recursos torna-se uma tarefa difícil para as empresas, e para os funcionários, especialmente as mães que trabalham, fica ainda mais difícil se ajustar à demanda.

TAMBÉM LEIA|Melissa McCarthy tem um hack parental de ‘psicologia reversa’ que funciona para suas filhas

5. Sem tempo para descanso: Não apenas no trabalho e nos filhos, as mulheres geralmente estão envolvidas na maior parte do trabalho doméstico também, na ausência de ajuda doméstica devido à pandemia. Isso reduz o tempo que resta para descansar ou relaxar. Isso pode resultar em uma população de mulheres exausta, estressante e sobrecarregada.

6. Um caminho solitário: Mulheres trabalhadoras perdem muitas coisas. Devido à falta de tempo, fica difícil participar de reuniões sociais ou outros eventos semelhantes. Na verdade, a interação com colegas também permanece insignificante, de modo que o espaço para discussões, compartilhamento de ideias ou bate-papos casuais no escritório é limitado. A comunicação é essencial para cada indivíduo e o trabalho remoto acabou com isso.

(O escritor é o MD da iXceed Solutions)

Para todas as últimas notícias para pais, faça o download Indian Express App.