Principal >> Mundo >> Esperança que Trump e Putin trabalhem juntos por uma ordem mundial pacífica, diz o Dalai Lama

O líder espiritual budista tibetano fez os comentários observando que a paz e a não-violência estavam 'crescendo' na era atual, enquanto ele elogiava o papel do multilateralismo, especialmente da União Europeia.

trunfo, dalai lama, Vladimir Putin, inauguração, inauguração do presidente dos EUA, donald trump, união europeia, UE, dalai lama deseja donald trump, líder espiritual budista tibetano, premier budista, o lama, novo presidente dos EUA, relações com a Rússia sob trunfo, africano união, união latino-americana, união asiática, FICCI, Dalai Lama em Nova Delhi, dalai lama feminino, notícias mundiais, notícias internacionais, expresso indianoO Dalai Lama. (Foto AP)

O diálogo deve conduzir o século 21, disse hoje o Dalai Lama, na esperança de que o recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, trabalhem juntos por uma ordem global pacífica.

O líder espiritual budista tibetano fez os comentários observando que a paz e a não-violência estavam crescendo na era atual, ao elogiar o papel do multilateralismo, especialmente da União Europeia (UE).

Assista: Assista: Presidente Trump e Melania compartilham a 'primeira dança' no baile inaugural

Eu sou um dos admiradores da UE e aguardo com expectativa a União Africana, a União Latino-Americana, a União Asiática e uma a nível global. Usar a força tornou-se desatualizado. O século 21 deve ser o século do diálogo, disse o Dalai Lama, e exalou esperança de que Trump e Putin trabalhariam juntos.

Ele estava falando em um evento organizado pela FICCI Ladies Organization (FLO) na Federation House aqui.

Rebatendo pelo empoderamento da mulher, a líder espiritual de 81 anos disse que elas são mais adequadas para cargos de liderança, pois são inerentemente equipadas com compaixão e passou a sugerir que uma mulher Dalai Lama era uma grande possibilidade.

Essa pergunta me foi feita em uma entrevista muitos anos atrás (sobre o Dalai Lama feminino). Eu disse por que não? Se as circunstâncias sugerirem que uma mulher Dalai Lama seria mais eficaz. Eu diria que o papel também pode ser atribuído a um estranho, disse ele.

O Dalai Lama, que se refugiou na Índia depois de fugir do Tibete em 1959, disse que a tradição indiana de respeitar todas as religiões, bem como os não-crentes, era muito relevante nos tempos contemporâneos, ao mesmo tempo que sublinhava as virtudes do secularismo e da tolerância.