Principal >> Mundo >> O Comando da Força Aérea Finlandesa exibe o logotipo da suástica como insígnia

O Comando da Força Aérea Finlandesa exibe o logotipo da suástica como insígnia

Comando da Força Aérea Finlandesa lança logotipo da suástica, nazi alemanha, notícias mundiais, expresso indianoA suástica é um símbolo antigo e um ícone religioso em muitas culturas que remonta a milhares de anos, mas muitos ainda a associam com a notória bandeira da suástica da Alemanha nazista adotada por Adolf Hitler e seu Partido Nazista no início dos anos 1920. (Representativo)

O Comando da Força Aérea da Finlândia discretamente abandonou seu logotipo com a suástica como emblema da unidade depois de um século e o substituiu por uma insígnia neutra com uma águia dourada. A mudança para evitar associações falsas e desconfortáveis ​​com o famoso logotipo da Alemanha nazista ocorreu em janeiro de 2017, mas não foi anunciada publicamente pelos militares da nação nórdica na época.

Teivo Teivainen, professor de política mundial da Universidade de Helsinque que atualmente está fazendo pesquisas sobre o uso de suásticas na Finlândia nas décadas de 1920 e 1930, observou o problema em um post no Twitter esta semana que o trouxe à atenção do público.

Brigue. O general Jari Mikkonen, do Comando da Força Aérea da Finlândia, reconheceu na quinta-feira à The Associated Press que o histórico emblema da suástica havia criado confusão ao longo dos anos entre os colegas internacionais. Inegavelmente, tivemos que explicar de vez em quando a história da suástica (Força Aérea Finlandesa) que remonta a 1918, disse Mikkonen.

Isso causou mal-entendidos com nossos parceiros estrangeiros, portanto, continuar a usá-lo foi considerado impróprio e desnecessário.

A suástica é um símbolo antigo e um ícone religioso em muitas culturas que remonta a milhares de anos, mas muitos ainda a associam com a notória bandeira da suástica da Alemanha nazista adotada por Adolf Hitler e seu Partido Nazista no início dos anos 1920. O emblema da suástica do Comando Aéreo Finlandês tem suas raízes em março de 1918, quando a Força Aérea Finlandesa foi criada poucos meses depois que a Finlândia declarou sua independência em 6 de dezembro de 1917.

O conde sueco Eric von Rosen doou ao novo vizinho independente da Suécia o primeiro avião de sua força aérea, um avião de reconhecimento Thulin Typ D, que tinha uma suástica azul seu amuleto de boa sorte pintado nas asas.

A Força Aérea Finlandesa logo depois adotou o símbolo uma suástica azul sobre um fundo branco e o usou como insígnia nacional em todos os seus aviões de 1918 a 1945. A suástica ainda permanece em algumas bandeiras e decorações de unidades da Força Aérea.

Von Rosen, um explorador e etnógrafo de classe alta, era cunhado do líder nazista Hermann Goering, um condecorado piloto da Primeira Guerra Mundial, mas o sueco havia adotado e usado o símbolo da suástica azul muito antes dos nazistas.

A Força Aérea enfatizou que o símbolo não tem ligações com a Alemanha nazista, embora a Finlândia mais tarde tenha entrado em uma aliança relutante com o Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial. A Força Aérea se orgulha de suas gloriosas tradições, Brig. O general Jari Niskanen disse à AP. Não temos vergonha da suástica em nossas decorações e bandeira de unidade.