Principal >> Mundo >> Ex-congressista da Filadélfia pega 10 anos de prisão por corrupção

Ex-congressista da Filadélfia pega 10 anos de prisão por corrupção

Ex-congressista da Filadélfia, representante dos EUA Chaka Fattah, acusações de corrupção de Fattah, prisão de Fattah, tribunal dos EUA, julgamento dos EUA, julgamento de Fattah, notícias mundiais, notícias expressas indianasChaka Fattah (Fonte: AP)

O ex-deputado norte-americano Chaka Fattah foi condenado na segunda-feira a uma pena de prisão de 10 anos por um juiz que disse estar surpreso com o fato de um legislador veterano roubar fundos do governo e de caridade para pagar as dívidas de seu filho e comprar uma casa de férias. Fattah, um democrata nascido em uma família de ativistas negros na Filadélfia, passou duas décadas no Congresso trabalhando em habitação, educação, controle de armas e outras questões que preocupam seu distrito, predominantemente pobre. Fattah e sua esposa âncora de TV, entretanto, arrecadavam mais de US $ 500.000 por ano.

Veja o que mais está virando notícia

No entanto, as finanças de Fattah ficaram cada vez mais difíceis depois de uma candidatura fracassada a prefeito em 2007, quando ele enfrentou novos limites de gastos de campanha que o levaram a tomar um empréstimo ilegal de US $ 1 milhão de um amigo. O problema aumentou quando o amigo cobrou a dívida. Enquanto esperava sua sentença, Fattah disse ao juiz que tinha emoções confusas: triste por se encontrar no tribunal, mas grato pelo trabalho que foi capaz de fazer ao longo de 37 anos como estadual e federal legislador. Já ajudei dezenas de milhões de pessoas, disse Fattah, de 60 anos. Isso não tem nada a ver com o fato de eu ter sido considerado do lado errado dessas questões por um júri.

Fattah perdeu as primárias da primavera dias antes do julgamento e renunciou ao cargo após sua condenação em junho. O júri concluiu que ele pegou o empréstimo de US $ 1 milhão do presidente da Sallie Mae, a corporação de empréstimos estudantis. Ele devolveu US $ 400.000 e pagou parte do restante com verbas de subsídios federais que direcionou para uma organização sem fins lucrativos de educação dirigida por ex-assessores. Os esforços sem fins lucrativos, incluindo uma sala de aula de ciência móvel financiada pela NASA com o nome de Fattah que vagou pela Filadélfia durante a campanha para prefeito, ajudou a promover a carreira política de Fattah, disseram os promotores. Fattah também foi condenado na segunda-feira a reembolsar US $ 600.000 a Sallie Mae e à NASA.

Para alguém tão interessado em promover a educação para os desfavorecidos, você teve a ousadia de roubar da Educational Advancement Alliance, uma organização sem fins lucrativos financiada por fundos do governo, disse o juiz distrital Harvey Bartle. Embora tenha feito muitas coisas boas, você também se envolveu em atividades criminosas graves e generalizadas. Quatro co-réus que ajudaram Fattah a movimentar subsídios do governo e outro dinheiro entre sua campanha, as organizações sem fins lucrativos e seus consultores serão condenados ao longo da semana.

Fattah usou o dinheiro em campanha e despesas pessoais, concluiu o júri. Ele aplicou US $ 23.000 em fundos sem fins lucrativos para os empréstimos da faculdade de seu filho e aceitou um suborno de US $ 18.000 para tentar ajudar um amigo a se tornar um embaixador. Fattah e sua esposa usaram esse dinheiro para dar entrada em uma casa de férias em Poconos. Eles disseram às autoridades que cobria a compra, por um amigo, de um Porsche de propriedade da esposa de Fattah, mas o Porsche nunca saiu de sua garagem. Fattah insistiu que o Departamento de Justiça estava há anos atrás dele e de sua família. Ele planeja apelar da condenação.

Há tantas pessoas neste tribunal e fora dela que devem seu sucesso e também são capazes de servir a comunidade muito melhor como resultado da influência, apoio e inspiração do congressista, disse Joseph Quinones, um ex-aluno que abandonou o ensino médio. que o incentivo de Fattah o levou a fazer um mestrado na Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

O filho do congressista está cumprindo pena de cinco anos de prisão em um caso de fraude coincidente que foi a julgamento no ano passado. Chaka Chip Fattah Jr foi condenado por usar empréstimos comerciais obtidos de forma fraudulenta para financiar seu estilo de vida a jato. O mais velho Fattah, que ganhava US $ 174.000 por ano como congressista, é casado com a antiga âncora de notícias da Filadélfia, Renee Chenault-Fattah. Eles têm dois filhos em idade escolar. Chenault-Fattah passou 25 anos com a WCAU-TV antes de renunciar depois que a acusação a nomeou participante do esquema de suborno. Ela nunca foi acusada e negou qualquer irregularidade.

Os co-réus de Fattah incluem o ex-vice-prefeito da Filadélfia, Herbert Vederman, de Palm Springs, Flórida, que havia procurado o cargo de embaixador. Ele foi condenado a dois anos de prisão na segunda-feira. Dois consultores políticos se declararam culpados e testemunharam no julgamento. Os promotores pediram uma sentença de 17 a 21 anos. O juiz deu a Fattah até 25 de janeiro para se apresentar na prisão. Fattah entrou no Congresso em 1995. O ex-deputado estadual Dwight Evans, também democrata, agora ocupa sua cadeira.