Principal >> Mundo >> Erdogan elogia a 'vitória gloriosa' do Azerbaijão e pede uma mudança de regime na Armênia

A Turquia forneceu apoio diplomático e militar crítico ao Azerbaijão no conflito sobre o enclave de maioria armênia, supostamente incluindo a redistribuição de mercenários turcos da Síria para fortalecer o exército de Baku.

Turquia avisa a Grécia para não testar sua paciência com o leste do MediterrâneoPresidente turco Recep Tayyip Erdogan (AP)

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan renovou seus apelos por uma mudança de administração na Armênia ao comemorar a vitória militar do Azerbaijão contra o país.

Erdogan participou de um desfile militar em Baku que saudou a vitória do Azerbaijão no conflito de Nagorno-Karabakh, que custou mais de 5.000 vidas.

Ele pediu uma nova liderança na Armênia, e disse que poderia se juntar a uma cooperação regional com o Azerbaijão se tomar certas medidas. Ele também levantou a possibilidade de reabrir a fronteira entre a Turquia e a Armênia.

Sob um acordo apoiado por Moscou, a Armênia cedeu o controle sobre algumas das áreas que perdeu durante o conflito, bem como sete distritos adjacentes que ocupou durante uma guerra na década de 1990. De jure, Nagorno-Karabakh é território do Azerbaijão, mas o enclave era controlado pela Armênia desde o conflito dos anos 1990.

Desejamos que o povo armênio se livre do fardo dos líderes que os consolam com as mentiras do passado e os prendem na pobreza, disse Erdogan em Baku na quinta-feira.

O líder do segundo maior exército da OTAN em termos de número de soldados disse que havia discutido a formação de uma iniciativa de cooperação regional com Azerbaijão, Rússia, Irã e Geórgia, e possivelmente Armênia.

Ele também pediu a responsabilização por crimes de guerra que ele disse terem sido cometidos por forças étnicas armênias, bem como a suposta destruição de aldeias, cidades e mesquitas. As forças armênias negaram tais acusações e disseram que as tropas azerbaijanas e mercenários estrangeiros são os responsáveis.

Na celebração na quinta-feira, o exército do Azerbaijão desfilou equipamentos militares e armas apreendidas da Armênia e exibiu drones de combate Bayraktar TB2 turcos, que a mídia turca e analistas militares afirmaram ter virado a maré da guerra.

Estamos aqui hoje para ... comemorar essa vitória gloriosa, disse Erdogan. O fato de o Azerbaijão salvar suas terras da ocupação não significa que a luta acabou, acrescentou. A luta travada nas áreas política e militar continuará a partir de agora em muitas outras frentes.