Principal >> Aprendendo >> Os primeiros anos: entendendo as birras de seu filho

Os primeiros anos: entendendo as birras de seu filho

Em crianças com desenvolvimento típico, quando a autonomia e a independência começam a se desenvolver, isso pode levar à recusa em cumprir as instruções. A ansiedade sobre mudanças na rotina também pode levar a uma agressão moderada.

birras de crianças, primeira infânciaEntenda as birras de seu filho e aprenda a gerenciá-las. (Fonte: Getty Image)

Por Abha Ranjan Khanna

A infância (entre 12 e 36 meses), em particular, é um período para as crianças aprenderem os limites do comportamento aceitável. Isso é exigente para os pais, porque os critérios para o que é aceitável variam entre as culturas e famílias. Mesmo dentro de uma única família, é comum que os cuidadores discordem sobre quais comportamentos são apropriados e tenham ideias diferentes sobre a melhor maneira de lidar com comportamentos desafiadores.

Todas as crianças se beneficiam com o apoio de seu desenvolvimento socioemocional por meio de relacionamentos positivos e responsivos com seus pais e cuidadores primários. Portanto, a base para um comportamento positivo são as práticas parentais e de cuidados responsivos e solidários. No entanto, algumas crianças precisam de intervenção que vai além de relacionamentos positivos e ambientes de apoio para lidar com suas habilidades socioemocionais atrasadas ou atípicas.

A seguir estão alguns exemplos de causas de comportamento desafiador e estratégias para gerenciá-los:

Em crianças com desenvolvimento típico, quando a autonomia e a independência começam a se desenvolver, isso pode levar à recusa em cumprir as instruções; birras ou chorar sem motivo aparente e dizer não a todas as ofertas, mesmo as que deseja. Crianças típicas podem ter ansiedade sobre novas experiências e mudanças na rotina, o que pode levar a uma agressão moderada contra outras crianças e adultos familiares.

Algumas estratégias para controlar esses comportamentos incluem ignorar acessos de raiva ou comportamento indesejável e recompensar o comportamento positivo. Por exemplo, preste atenção concentrada e atenta a seu filho quando ele / ela está envolvido em um comportamento apropriado, como olhar livros, brincar agradavelmente com outras crianças ou seguir instruções. Você poderia dizer que adora ler! Isso é ótimo! ou Você realmente brinca bem com seus amigos e é ótimo em compartilhar seus brinquedos! ou obrigado! Você é um ótimo ouvinte!

Pode haver vários gatilhos ambientais que podem levar a comportamentos desconcertantes. Por exemplo, muitas opções que levam à superestimulação ou distração, falta de oportunidades para exploração apropriada para a idade, sensibilidade a ruídos específicos (por exemplo, moedor de misturador), temperatura, multidões, roupas coceira, ambientes visualmente ocupados. Estes podem se manifestar como acessos de raiva sem motivo discernível e / ou gritos ou choro sem nenhum outro motivo, desatenção para com outras pessoas, agir sem levar em conta a segurança pessoal, retirar-se para outro ambiente e / ou hiperatividade.

As estratégias que podem lidar efetivamente com esses comportamentos incluem a identificação de fatores ambientais que podem causar desconforto e garantir que esses gatilhos sejam evitados e distrair a criança para uma atividade / estímulo mais positivo de que ela goste.

Crianças com atrasos no desenvolvimento podem ficar facilmente frustradas devido à incapacidade de usar habilidades (como palavras para indicar desejos ou para se mover pela sala para pegar um brinquedo), dificuldades dos pais em entender as dicas não-verbais da criança, que podem diferir daquelas de crianças típicas e / ou expectativas dos pais para que a criança tenha as habilidades de uma criança com desenvolvimento típico. Isso pode causar acessos de raiva e agressão. Uma vez que os pais entendam as raízes da frustração de seus filhos, eles podem ensinar habilidades compensatórias a seus filhos (por exemplo, sinais se as palavras da criança forem ininteligíveis). Os pais também podem aprender a entender as dicas de seus filhos de que estão ficando frustrados, com fome, etc., para evitar o comportamento indesejável.

Fique atento ao espaço Os primeiros anos nas próximas semanas, pois incluirá outras causas importantes de comportamento desafiador e as habilidades que os cuidadores podem desenvolver para lidar com eles.

(O escritor é um terapeuta ocupacional.)