Principal >> Mundo >> Cuba: Igreja abre suas portas para pessoas LGBTQI +

Cuba: Igreja abre suas portas para pessoas LGBTQI +

Ser parte da comunidade LGBTQI + e uma congregação eclesiástica ao mesmo tempo não é aceito em todos os lugares, especialmente em Cuba. Mas uma igreja está abrindo novos caminhos.

HC diz a Mohali SSP para proteger casal de lésbicasOs transgêneros não teriam nenhum relaxamento em termos de testes físicos e acadêmicos durante a seleção

Escrito por Maricel Drazer

Embora a maioria das igrejas na Alemanha, nos Estados Unidos e em outros países ocidentais agora acolham gays, bissexuais, transgêneros, queer e intersexuais, isso é uma exceção em Cuba. E essa exceção é chamada Iglesia de la Comunidad Metropolitana, uma igreja protestante livre.

Uma vez fui a uma Igreja Reformada na qual eles continuavam falando sobre a homossexualidade como um pecado, relata Fernando Cepero Romero na rede de mídia social da congregação. Mas, como homossexual, nunca vi isso dessa forma. Para mim, sempre foi sobre amor.

Ele relata que ouviu falar sobre a igreja livre de seus amigos e que agradece a Deus por isso.

Sua declaração faz parte da campanha publicitária da igreja Cristo ama minhas cores. A congregação faz parte da Metropolitan Community Church (MCC), que foi fundada no final da década de 1960 em Los Angeles como um lugar para a cena gay e lésbica encontrar um refúgio espiritual. Naquela época, as pessoas que não correspondiam à norma heterossexual eram gravemente discriminadas, mesmo na Califórnia.

Agora, quase todas as principais comunidades de fé protestantes reconhecem as parcerias do mesmo sexo de uma forma ou de outra, concedendo-lhes sua bênção ou equiparando-as a um casamento heterossexual. Na Alemanha, casais homossexuais podem ter sua parceria abençoada em quase todas as igrejas pertencentes à Igreja Protestante nacional (EKD). Em cerca de metade das filiais regionais do EKD, os homossexuais podem se casar na igreja, assim como os heterossexuais.

Um relacionamento difícil

Em Cuba, a questão é diferente. Durante séculos, as religiões seguidas pelos povos indígenas e escravos africanos se misturaram ao catolicismo dos governantes espanhóis. Isso ocorreu com mais força em Cuba do que na maioria dos outros países da América Latina. Sob a influência dos Estados Unidos, o papel das igrejas protestantes também cresceu.

Quando Fidel Castro estava no poder, a prática da religião foi inicialmente proibida. Foi só em 1992 que o regime comunista consagrou a liberdade religiosa na constituição.

Mas mesmo hoje, muitos crentes sentem que estão sendo tratados com condescendência. Ao mesmo tempo, a Igreja Católica em Cuba é vista como um importante construtor de pontes entre a sociedade civil cubana e o regime.

Mas o Vaticano ainda vê a homossexualidade como um pecado, apesar da presença do Papa Francisco, que é visto como muito mais liberal do que seus antecessores. E outras comunidades de fé em Cuba também estão muito menos abertas à comunidade LGBTQI + do que em outros lugares.

Mas mesmo em Cuba, o MCC permanece fiel ao seu credo mundial de proporcionar às pessoas um lar espiritual, independentemente de sua orientação ou identidade sexual, como disse o presidente da filial cubana do MMCC, Yivi Cruz, a DW. Nossa igreja está aberta a todas as pessoas, mas acima de tudo àqueles que foram excluídos ou mesmo prejudicados por outras igrejas, disse ela.

De acordo com a organização-mãe, existem congregações MCC em 37 países em todos os continentes habitados. Em Cuba, são três, com o primeiro estabelecido em 2015. A única condição que os membros devem cumprir para serem aceitos na congregação é o batismo.

Mas na igreja MCC, mesmo as pessoas que não são batizadas podem tomar parte na comunhão, o principal sacramento das comunidades de fé protestantes. Em Cuba, a maioria deles são adeptos das religiões cubanas africanas, como a Santeria, uma religião muito difundida com raízes no vodu. Somos uma igreja radicalmente inclusiva, diz Cruz. Não excluímos ninguém - nem por causa de seu gênero, nem por causa da cor da pele, nem por causa de sua religião.

Indo contra a maré política

Acredito que o MCC é um exemplo de respeito e espírito comunitário na sociedade, mesmo além das questões religiosas, disse a jornalista cubana Eileen Sosin Martinez, que escreveu sobre o MCC em Cuba para o site crítico para o governo openDemocracy. Oferece um espaço de resistência e esperança ao incluir todas as pessoas em um momento em que o fundamentalismo religioso está passando por um boom em Cuba, disse ela a DW.

Martinez fazia alusão ao debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo que está ocorrendo atualmente em Cuba. Antes da reforma da constituição em 2019, a comunidade LGBTQI + cubana esperava que o regime de Havana tornasse o casamento para todos um direito constitucional. Várias igrejas se opuseram à idéia; a MCC o apoiou. No final, a questão não foi incluída na constituição. Agora, a comunidade espera que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja consagrado no Código da Família, que deve ser emendado em 2021.

Seja qual for a decisão tomada, o MCC não se deixará restringir, diz Yivi Cruz. Celebramos casamentos para todos aqueles que os desejam, porque o amor não deve ser um privilégio, diz o pastor. A congregação também faz campanha sobre outras questões sociais e políticas, como educação em saúde sexual e proteção ambiental.

Cruz diz que o objetivo é fundar mais congregações em Cuba. Queremos estar presentes onde quer que nossa teologia libertadora seja necessária, disse ela.

Este artigo foi adaptado do alemão