Principal >> Mundo >> O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, aceita o Prêmio Nobel como ‘presente do céu

'Com este acordo, podemos dizer que o continente americano, do Alasca à Patagônia, é uma terra em paz' ​​', disse o presidente na prefeitura de Oslo.

O presidente colombiano laureado com o Prêmio Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, recebe a medalha e o diploma do membro norueguês do Comitê Nobel Berit Reiss-Andersen durante a cerimônia de entrega do Prêmio da Paz na Prefeitura de Oslo, Noruega, em 10 de dezembro de 2016. NTB Scanpix / Lise Aaserud / via REUTERSO presidente colombiano laureado com o Prêmio Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, recebe a medalha e o diploma do membro norueguês do Comitê Nobel Berit Reiss-Andersen durante a cerimônia de entrega do Prêmio da Paz na Prefeitura de Oslo, Noruega, em 10 de dezembro de 2016. NTB Scanpix / Lise Aaserud / via REUTERS

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, aceitou no sábado o Prêmio Nobel da Paz, dizendo que isso deu um impulso ao sonho impossível de encerrar a guerra civil de meio século de seu país. Em seu discurso de aceitação, Santos descreveu o prêmio como um presente do céu e o dedicou a todos os colombianos, principalmente aos 220.000 mortos e 8 milhões de desabrigados no conflito mais antigo do Hemisfério Ocidental.

Com esse acordo, podemos dizer que o continente americano, do Alasca à Patagônia, é uma terra em paz, disse o presidente na Prefeitura de Oslo.

Santos chegou a um acordo de paz histórico com os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia no início deste ano. Mas o acordo inicial foi rejeitado pelos eleitores colombianos em um resultado chocante de referendo poucos dias antes do anúncio do Prêmio Nobel da Paz em outubro.

Muitos acreditaram que isso impediu Santos de ganhar o prêmio deste ano, mas o Comitê Norueguês do Nobel viu as coisas de forma diferente, disse a vice-presidente Berit Reiss-Andersen. Em nossa opinião, não havia tempo a perder, disse ela em seu discurso de apresentação. O processo de paz corria o risco de entrar em colapso e precisava de todo o apoio internacional que pudesse obter. Um acordo revisado foi aprovado pelo Congresso da Colômbia na semana passada.