Principal >> Mundo >> CNN nega aos australianos o acesso às suas páginas no Facebook, cita risco de difamação

A mudança torna a CNN a primeira grande organização de notícias a retirar sua presença no Facebook na Austrália desde que a Suprema Corte do país decidiu neste mês que os editores eram legalmente responsáveis ​​pelos comentários postados abaixo das histórias.

A página principal da CNN no Facebook mostra uma mensagem de erro quando acessada da Austrália, conforme visto nesta captura de tela feita em 29 de setembro de 2021. (Reuters)

A CNN disse que está impedindo que os australianos acessem suas páginas do Facebook Inc depois que um tribunal decidiu que os editores podem ser responsabilizados por difamação em seções de comentários públicos e a empresa de mídia social se recusou a ajudá-la a desabilitar comentários no país.

A mudança torna a CNN, que é propriedade da AT&T Inc, a primeira grande organização de notícias a retirar sua presença no Facebook na Austrália desde que a Suprema Corte do país decidiu este mês que os editores eram legalmente responsáveis ​​pelos comentários postados abaixo das histórias - mesmo que as próprias histórias não fossem difamatório.

A CNN não tem destaque no consumo da mídia australiana, mas a decisão pode ter repercussões em toda a indústria se outros meios de comunicação seguirem o exemplo. Uma série de cabeçalhos globais impulsionou suas operações australianas nos últimos anos, após identificar o país como um mercado em crescimento.

[oovvuu-embed id = dfa494cf-1c3b-4ba5-9d29-ac9308d36d5d frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/dfa494cf-1c3b-4ba5-9d29-ac9308d36d5d” ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

Este é o primeiro dominó a cair, disse Michael Bradley, sócio-gerente da Marque Lawyers, que atua em casos de difamação. Outros virão com certeza ... principalmente entidades de mídia que sentem que podem viver felizes sem o público australiano do Facebook.

A CNN disse que o Facebook recusou um pedido para ajudá-lo e outros editores a desabilitar comentários públicos no país após a decisão, que foi feita durante o curso de um processo de difamação em andamento.

A página principal da CNN no Facebook mostrou uma mensagem de erro quando acessada da Austrália na quarta-feira.

Estamos decepcionados com o fato de o Facebook, mais uma vez, não ter conseguido garantir que sua plataforma seja um lugar para jornalismo confiável e diálogo produtivo sobre eventos atuais entre seus usuários, disse uma porta-voz da CNN em um comunicado.

Um porta-voz do Facebook disse que decisões recentes do tribunal mostraram a necessidade de reforma na lei de difamação australiana e que a empresa esperava mais clareza e certeza nessa área.

Embora não seja nossa função fornecer orientação jurídica à CNN, fornecemos a eles as informações mais recentes sobre as ferramentas que disponibilizamos para ajudar os editores a gerenciar os comentários, disse o porta-voz.

O Facebook diz que tem vários recursos disponíveis para editores e outros usuários restringirem quem pode comentar nas postagens. Ele e a CNN não deram detalhes das discussões que levaram à decisão da CNN.

A mídia social é um canal central de distribuição de conteúdo na Austrália, com cerca de dois terços da população de 25 milhões do país no Facebook, de acordo com números do setor. Cerca de um terço da população do país usou o Facebook para obter notícias em 2021, disse um relatório da Universidade de Canberra.

Mas isso coincidiu com uma explosão de processos por difamação, levando a análises de vários governos estaduais e federais para determinar se as leis existentes são adequadas para a era da internet.

O fato de uma agência estrangeira como a CNN estar retirando-se mostra o grau de preocupação com o fato de as leis da Austrália não acompanharem o ritmo das mudanças tecnológicas, disse Matt Collins, um proeminente advogado de difamação.

A CNN não teria exposição equivalente nos Estados Unidos e relativamente pouca exposição na Grã-Bretanha ou em outros países de língua inglesa como a Nova Zelândia, acrescentou. A Austrália está entre as democracias ocidentais, uma exceção, em relação às circunstâncias em que as organizações de mídia e qualquer usuário de mídia social podem ser responsabilizados por conteúdo que eles próprios não escreveram ou aprovaram.