Principal >> Mundo >> A China exige que os EUA forneçam detalhes, o local onde o N-sub americano atingiu o SCS; culpa as operações de 'liberdade de navegação'

Uma foto de arquivo do submarino de ataque rápido da classe Seawolf USS Connecticut (SSN 22). (AP)

Expressando séria preocupação com um submarino nuclear dos EUA sofrendo danos no disputado Mar da China Meridional, a China exigiu na sexta-feira que Washington revelasse os detalhes e a localização do acidente e culpou as frequentes surtidas aéreas e navais da América no Indo-Pacífico para afirmar o liberdade de navegação como causa raiz do incidente.

O USS Connecticut atingiu um objeto subaquático no Mar da China Meridional (SCS) no sábado. Onze marinheiros a bordo do submarino ficaram feridos no acidente. Nenhum dos feridos foi fatal, disse um comunicado da Frota do Pacífico dos Estados Unidos na quinta-feira.

Não está claro o que o submarino da classe Seawolf pode ter atingido enquanto estava submerso.

[id oovvuu-embed = dbd31da4-ea3a-45b0-b1ae-ae1cb361c3b7 ″]

O submarino permanece em condição segura e estável. A usina de propulsão nuclear e os espaços do USS Connecticut não foram afetados e permanecem totalmente operacionais, disse o comunicado da Marinha dos EUA.

Questionado sobre sua reação, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse em uma coletiva de imprensa aqui que a China está seriamente preocupada com o incidente.

Como parte envolvida, os EUA devem esclarecer em detalhes específicos o que aconteceu, incluindo a localização exata do incidente, a intenção de navegação do lado americano, os detalhes do incidente, o objeto que o submarino atingiu, se a colisão causou um vazamento nuclear ou danificou ambiente marinho local, etc, Zhao disse.

Ele alegou que os EUA há muito vêm causando problemas no Mar da China Meridional em nome da liberdade de navegação, que representa uma grave ameaça e grandes riscos para a paz e estabilidade regionais. Esta é a causa raiz deste incidente, disse ele.

Os EUA têm enviado periodicamente suas patrulhas navais e aéreas pelo Mar da China Meridional, desafiando as reivindicações da China de soberania sobre a área e também afirmando a liberdade de navegação.

Zhao disse que os EUA protelaram deliberadamente e ocultaram os detalhes do incidente. Falta transparência e responsabilidade, disse ele.

Explicado|A última escalada de tensão entre China e Taiwan

A China e outros países ao redor do Mar da China Meridional não podem deixar de perguntar o que realmente aconteceu e qual é a intenção dos EUA, disse ele.

O porta-voz também aproveitou a oportunidade para criticar a aliança de segurança AUKUS anunciada pelos EUA, Grã-Bretanha e Austrália.

A aliança trilateral - amplamente vista como um esforço para conter a influência da China no contestado Mar da China Meridional - foi anunciada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson e seu homólogo australiano Scott Morrison no mês passado.

Zhao destacou que os EUA e o Reino Unido decidiram recentemente conduzir uma cooperação de submarinos nucleares com a Austrália, um estado sem armas nucleares, e proliferar submarinos nucleares na Ásia-Pacífico.

Isso está fadado a criar riscos de proliferação nuclear, desencadear uma corrida armamentista e minar os esforços para estabelecer uma zona livre de armas nucleares no sudeste da Ásia. As chances de um incidente nuclear também aumentarão dramaticamente.

Os Estados Unidos deveriam abandonar a obsoleta mentalidade de soma zero da Guerra Fria e as estreitas noções geopolíticas e impedir essas práticas errôneas que minam a paz regional, a estabilidade e o desenvolvimento, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

A China reivindica a maior parte do SCS. Filipinas, Vietnã, Malásia, Brunei e Taiwan possuem reconvenção sobre a área. Ao longo dos anos, a China construiu várias instalações militares nas ilhas recuperadas do SCS e implantou uma grande frota de seus navios de guerra e submarinos.

No briefing, a China também pediu aos Estados Unidos que cortassem os laços oficiais e de defesa com Taiwan, ao mesmo tempo em que reagia a relatos de que tropas americanas estavam treinando tropas taiwanesas.

Ele também pediu aos Estados Unidos que cortassem os laços militares e oficiais com Taiwan, ao mesmo tempo em que reagia a relatos de que um pequeno número de forças de operações especiais dos Estados Unidos foram desdobradas em Taiwan em regime de rotação para treinar forças taiwanesas.