Principal >> Mundo >> Repressão chinesa contra loja da Apple atinge Alcorão e aplicativos da Bíblia

Repressão chinesa contra loja da Apple atinge Alcorão e aplicativos da Bíblia

Os fabricantes de aplicativos para ler e ouvir o Alcorão e a Bíblia dizem que seus aplicativos também foram removidos da loja da Apple na China a pedido do governo.

Apple, Apple iPhone 13, venda do iPhone 13, data de venda do iPhone 13, ofertas do iPhone 13, ofertas da Apple iPhone 13, ofertas do iPhone 13, desconto do iPhone 13 Pro, ofertas do iPhone 13 Pro MaxAqueles que já baixaram o aplicativo ainda podem usá-lo, disse Hasan Shafiq Ahmed, chefe de crescimento e relacionamento da empresa. (Arquivo)

O serviço de audiolivros da Amazon, Audible, e aplicativos de telefone para ler os livros sagrados do Islã e do Cristianismo desapareceram da loja da Apple na China continental, os exemplos mais recentes do impacto das regras rígidas do país para empresas de internet.

A Audible disse na sexta-feira que removeu seu aplicativo da loja da Apple na China continental no mês passado devido a requisitos de licença.

Repressão chinesa contra loja da Apple atinge aplicativos de livros sagrados

Leitura|Confira a lista completa de aplicativos chineses proibidos na Índia até agora

A Apple não retornou pedidos de comentários na sexta-feira. Um porta-voz da embaixada da China nos EUA se recusou a falar sobre remoções de aplicativos específicos, mas disse que o governo chinês sempre incentivou e apoiou o desenvolvimento da Internet.

Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da Internet na China também deve obedecer às leis e regulamentações chinesas, disse um comunicado enviado por e-mail de Liu Pengyu.

O governo da China há muito tenta controlar o fluxo de informações online, mas está cada vez mais intensificando a aplicação do setor da Internet de outras maneiras, tornando difícil determinar as causas para a remoção de um determinado aplicativo.

Este ano, os reguladores chineses buscaram fortalecer as restrições de privacidade de dados e limitar o tempo que as crianças podem jogar videogames. Eles também estão exercendo maior controle sobre os algoritmos usados ​​por empresas de tecnologia para personalizar e recomendar conteúdo.

O popular aplicativo de aprendizado de idiomas dos EUA, Duolingo, desapareceu da loja da Apple na China durante o verão, assim como muitos aplicativos de videogame. O que parece ligar o Audible aos aplicativos religiosos é que todos foram notificados recentemente sobre os requisitos de permissão para conteúdo publicado.

O Pakistan Data Management Services, que fabrica o aplicativo Quran Majeed, disse que está aguardando mais informações da autoridade chinesa de internet sobre como ele pode ser restaurado. O aplicativo tem quase 1 milhão de usuários na China e cerca de 40 milhões em todo o mundo, disse a empresa sediada em Karachi.

Estamos tentando descobrir qual documentação é necessária para obter a aprovação das autoridades chinesas para que o aplicativo possa ser restaurado, disse ele por e-mail.

O criador de um aplicativo da Bíblia disse que o removeu da loja da Apple na China depois de saber pelo processo de revisão da App Store da Apple que precisava de permissão especial para distribuir um aplicativo com conteúdo de livro ou revista. Olive Tree Bible Software, com sede em Spokane, Washington, disse que agora está revisando os requisitos para obter a licença necessária com a esperança de que possamos restaurar nosso aplicativo para a App Store da China e continuar a distribuir a Bíblia em todo o mundo.

O Conselho de Relações Americano-Islâmicas condenou as ações da Apple, dizendo que a empresa estava permitindo a perseguição religiosa de muçulmanos e outros na China.

Esta decisão deve ser revertida, disse uma declaração do vice-diretor nacional do CAIR, Edward Ahmed Mitchell. Se as corporações americanas não desenvolverem uma espinha e enfrentarem a China agora, elas correm o risco de passar o próximo século subservientes aos caprichos de uma superpotência fascista.

As remoções foram detectadas pela primeira vez esta semana pelo site de vigilância AppleCensorship, que monitora a loja de aplicativos da Apple para detectar quando os aplicativos foram bloqueados, especialmente na China e em outros países com governos autoritários.

Esta semana, a Microsoft disse que encerraria seu serviço principal do LinkedIn na China ainda este ano, citando um ambiente operacional significativamente mais desafiador e maiores requisitos de conformidade na China.

Ao contrário do LinkedIn, que oferece um serviço chinês especializado desde 2014, a Audible, de propriedade da Amazon, disse que não tem um serviço dedicado para clientes na China.