Principal >> Mundo >> No Canadá, outra descoberta 'horrível' de restos mortais de crianças indígenas

No Canadá, outra descoberta 'horrível' de restos mortais de crianças indígenas

Ocorreu semanas depois que os restos mortais de 215 crianças foram encontrados em sepulturas não identificadas em outro antigo colégio interno na Colúmbia Britânica.

Um memorial na província de British Columbia, sexta-feira, 18 de junho de 2021, para as 215 crianças cujos corpos foram descobertos perto da Kamloops Indian Residential School, em Kamloops, Canadá. (Amber Bracken / The New York Times)

Escrito por Ian Austen

Na quarta-feira, um grupo indígena canadense anunciou a horrível e chocante descoberta dos restos mortais de centenas de crianças no local de uma antiga escola na província de Saskatchewan, a maior descoberta até hoje.

Leia também|Como milhares de crianças indígenas desapareceram no Canadá

Ambas as escolas faziam parte de um sistema que retirava crianças indígenas do país de suas famílias, às vezes à força, e as alojava em internatos. Uma Comissão Nacional de Verdade e Reconciliação chamou a prática de genocídio cultural. Muitas crianças nunca voltaram para casa, e suas famílias receberam apenas vagas explicações sobre seus destinos, ou mesmo nenhuma.

Em um comunicado, a Federação das Nações Indígenas Soberanas disse que os últimos restos mortais numerados na casa das centenas e foram os mais significativos até agora no Canadá. Não deu um número exato.

Explicado|Por que grupos indígenas no Canadá querem uma busca nacional por valas comuns de crianças

A descoberta foi feita pela Cowessess First Nation na Marieval Indian Residential School, a cerca de 87 milhas da capital da província, Regina. O chefe da federação, Bobby Cameron, disse que o grupo planejou um anúncio formal para quinta-feira.

Sempre houve conversa, especulação e histórias, mas para ver esse número - é um número bastante significativo, disse Cameron. Vai ser difícil, doloroso e doloroso.

As últimas descobertas devem aprofundar o debate da nação sobre sua história de exploração de povos indígenas. As descobertas irão reorientar a atenção para os horrores das escolas onde o abuso sexual, físico e emocional eram comuns, concluiu a Comissão de Verdade e Reconciliação.

Não está claro quantas crianças foram enviadas para as escolas, para nunca mais voltar para casa. Doenças, incluindo o surto de gripe espanhola há um século, geralmente atingiam os dormitórios superlotados das escolas. Algumas crianças morreram por exposição após a fuga. E os depoimentos de ex-alunos à comissão incluíram relatos da incineração de corpos de crianças nascidas de meninas que haviam sido fecundadas por padres e monges.

A comissão estimou que cerca de 4.100 crianças desapareceram. Mas um ex-juiz indígena que liderou o painel disse em um e-mail no início deste mês que agora acreditava que o número estava bem além de 10.000.