Principal >> Mundo >> Apoio de Bolsonaro atinge nova baixa antes da votação do Brasil em 2022, mostra pesquisa

Na pesquisa do sondagem, este mês, 22% dos entrevistados classificaram Jair Bolsonaro como bom ou excelente, ante 24% na pesquisa anterior.

Jair Bolsonaro, Brazil, Jair Bolsonaro support, Brazil election 2022, Bolsonaro, World news, indian express, indian express newsPresidente brasileiro Jair Bolsonaro em Brasília, Brasil. (AP)

A popularidade do presidente Jair Bolsonaro atingiu o ponto mais baixo de seu mandato, uma pesquisa do Datafolha mostrou na quinta-feira, com 53% dos entrevistados o desaprovando antes de uma eleição presidencial no próximo ano.

A última pesquisa do pesquisador, em julho, mostrou que 51% dos entrevistados desaprovavam o ex-capitão do exército de extrema direita. A pesquisa deste mês mostrou que 22% o classificaram como bom ou excelente, contra 24% na pesquisa anterior.

[oovvuu-embed id = c537a5ca-ed46-4480-a636-7811182fc494 ″ frameUrl = https://playback.oovvuu.media/frame/c537a5ca-ed46-4480-a636-7811182fc494″ ; playerScriptUrl = https://playback.oovvuu.media/player/v1.js%5D

Bolsonaro viu seus números de pesquisas afundarem devido à maneira como lidou com o segundo surto de coronavírus mais letal do mundo, o aumento da inflação, o desemprego teimoso e as batalhas com tribunais federais.

Em 7 de setembro, em uma série de comícios pró-Bolsonaro que atraiu dezenas de milhares de apoiadores vestidos de amarelo em todo o Brasil, o presidente disse que não iria mais cumprir as decisões de um juiz da Suprema Corte.

Embora mais tarde tenha rejeitado esses comentários, a última pesquisa do Datafolha sugere que seus ataques aos tribunais não o beneficiaram com os eleitores que estão mais preocupados com a alta dos preços e a falta de trabalho.

As pesquisas mostram que Bolsonaro está atrás de seu provável rival nas eleições de 2022, o ex-presidente esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro ainda não anunciou sua candidatura, mas isso não o impediu de fazer ataques infundados à integridade do voto eletrônico brasileiro, atraindo repreensões da Justiça Eleitoral Federal e de líderes congressistas.

Bolsonaro até agora evitou considerar as muitas propostas de impeachment contra ele no Congresso, mas deve caminhar sobre uma linha tênue para evitar a alienação de um bloco centrista de legisladores cujo apoio ele precisa para permanecer no poder.

A pesquisa Datafolha ocorreu entre 13 e 15 de setembro, entrevistando 3.667 pessoas presencialmente em todo o Brasil, com margem de erro de dois pontos percentuais nas duas direções.