Principal >> Mundo >> Líderes políticos australianos concordam que gays não vão para o inferno

Líderes políticos australianos concordam que gays não vão para o inferno

As opiniões religiosas dos líderes políticos australianos raramente são levantadas em campanhas eleitorais, que há muito são consideradas uma discussão estritamente secular sobre quem deve governar.

austrália, direitos gays na austrália, eleições na austrália, LGBT, comunidade LGBT, cristianismo, notícias mundiais, Indian ExpressNão estou concorrendo a papa, estou concorrendo a primeiro-ministro, Morrison disse a repórteres. Então ... questões teológicas, você pode deixar pela porta. (Foto AP)

Os líderes dos dois principais partidos políticos da Austrália concordaram na terça-feira que os gays não vão para o inferno por causa de sua orientação sexual, já que as crenças cristãs ganharam extraordinária proeminência nos dias finais de uma campanha eleitoral.

O primeiro-ministro Scott Morrison se opôs ao casamento gay, enquanto o líder da oposição Bill Shorten defendeu a igualdade do casamento antes de uma votação nacional em 2017 que levou a Austrália a reconhecer legalmente as uniões do mesmo sexo.

Morrison, um cristão pentecostal, acusou Shorten, um católico antes de se converter à fé anglicana de sua segunda esposa, de uma tentativa desesperada e barata antes das eleições de sábado ao desafiar o primeiro-ministro a dizer se acreditava que os gays iam para o inferno.

Morrison disse que não acredita que os gays vão para o inferno, depois de não responder diretamente à mesma pergunta de um jornalista um dia antes.

Não estou concorrendo a papa, estou concorrendo a primeiro-ministro, Morrison disse a repórteres. Então ... questões teológicas, você pode deixar pela porta. As opiniões religiosas dos líderes políticos australianos raramente são levantadas em campanhas eleitorais, que há muito tempo são consideradas uma discussão estritamente secular sobre quem deve governar.

Mas nove líderes da Igreja Cristã proeminentes escreveram a ambos os líderes nesta semana exigindo proteções para crenças religiosas e liberdade de expressão depois que a estrela do time australiano de rugby, Israel Folau, filho de um pregador pentecostal, foi considerado culpado pela administração do esporte na semana passada por violar as regras do esporte. código de conduta usando a mídia social para dizer que os gays estão condenados ao inferno.

Embora Morrison seja um centrista, sua oposição ao casamento gay estava em desacordo com os 62% dos eleitores que apoiavam o casamento gay. Shorten atacou Morrison por não abordar o destino teológico dos homossexuais quando questionado na segunda-feira.

Não posso acreditar que o primeiro-ministro não tenha dito imediatamente que os gays não irão para o inferno, disse ele a repórteres. Também na terça-feira, a polícia acusou 15 ativistas do Greenpeace após um protesto na Ponte da Baía de Sydney exigindo ações contra as mudanças climáticas.

O trabalho se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa da Austrália em 45% abaixo dos níveis de 2005 até 2030. O governo se comprometeu a reduzir as emissões em 26% a 28% no mesmo período. Três ativistas conseguiram escalar a ponte e se prender por cordas, penduradas na ponte.

Eles desenrolaram faixas com os dizeres 100% Renováveis ​​e Faça História do Carvão. Mais tarde, eles foram colocados em um barco da polícia no porto e presos, disse a polícia. O presidente-executivo do Greenpeace Austrália-Pacífico, David Ritter, pediu a Morrison que declarasse emergência climática antes das eleições.

Mas a única resposta de Morrison foi pedir aos manifestantes que mostrassem consideração pelos usuários da ponte, depois que o tráfego do horário de pico foi reduzido pela manifestação. Sou apaixonado por muitas coisas, mas não quero parar o trânsito na Sydney Harbour Bridge porque isso seria falta de consideração com meus compatriotas australianos, disse ele.