Principal >> Mundo >> Astrônomos identificam ocorrências curiosas de objetos parecidos com estrelas em antigas placas fotográficas

Os astrônomos estão examinando a possibilidade de que as placas fotográficas tenham sido contaminadas com partículas radioativas, causando estrelas falsas nas placas.

O estudo, publicado recentemente na revista Nature's 'Scientific Reports', foi liderado por Beatriz Villarroel, do Instituto Nórdico de Física Teórica de Estocolmo, Suécia, e do Instituto de Astrofisica de Canarias da Espanha. (Representacional / Fonte: Instituto Max Planck de Astronomia)

Uma colaboração internacional de astrônomos identificou uma ocorrência curiosa de nove objetos parecidos com estrelas que apareceram e desapareceram em uma pequena região em meia hora em uma velha placa fotográfica.

Astrônomos que colaboram em vários países rastreiam o desaparecimento e o aparecimento de objetos celestes comparando imagens antigas do céu noturno com imagens novas e modernas, registram fenômenos não naturais e investigam profundamente tais fenômenos para registrar mudanças no universo.

Cientistas da Suécia, Espanha, Estados Unidos, Ucrânia e Índia, incluindo Alok Gupta do Instituto de Pesquisa de Ciências Observacionais de Aryabhatta, Nainital, investigaram uma forma antiga de fotografia que usava placas de vidro para capturar imagens do céu noturno de 12 de abril de 1950, exposto no Observatório Palomar, na Califórnia.

Eles detectaram essas estrelas transitórias, que não foram encontradas nas fotos meia hora depois e não foram rastreadas desde então. Esse grupo de objetos aparecendo e desaparecendo ao mesmo tempo foi detectado pela primeira vez na história da astronomia.

Os astrônomos não encontraram nenhuma explicação em fenômenos astrofísicos bem estabelecidos, como lentes gravitacionais, rajadas rápidas de rádio ou qualquer estrela variável que pudesse ser responsável por esse aglomerado de mudanças rápidas no céu.

O estudo, publicado recentemente na revista Nature’s Scientific Reports, foi liderado por Beatriz Villarroel do Instituto Nórdico de Física Teórica de Estocolmo, Suécia, e o Instituto de Astrofisica de Canarias da Espanha.

Eles usaram o Gran Telescopio Canarias de 10,4 metros (o maior telescópio óptico do mundo) nas Ilhas Canárias na Espanha para fazer observações profundas de segunda época.

A equipe esperava encontrar uma contraparte na posição de cada objeto que apareceu e desapareceu no prato. As contrapartes encontradas não estão necessariamente conectadas fisicamente aos objetos estranhos.

Os cientistas estão explorando a razão por trás da observação dessas estranhas estrelas transitórias e ainda não têm certeza sobre o que desencadeou seu aparecimento e desaparecimento. A única coisa que podemos dizer com certeza é que essas imagens contêm objetos parecidos com estrelas que não deveriam estar ali. Não sabemos por que eles estão lá, disse Gupta.

Mas se a observação for comprovada como real, outra opção são os reflexos solares de objetos reflexivos e não naturais na órbita ao redor da Terra vários anos antes do lançamento do primeiro satélite humano, disse o Departamento de Ciência e Tecnologia.

Os astrônomos, que pertencem à colaboração Vanishing and Appearing Sources durante um Século de Observações (VASCO), ainda não resolveram a causa raiz dos nove transientes simultâneos.

Eles agora estão ansiosos para procurar mais assinaturas de reflexos solares nesses dados digitalizados da década de 1950 na esperança de encontrar alienígenas.