Principal >> Saúde >> Você é um pai exausto? Tire um tempo livre

Você é um pai exausto? Tire um tempo livre

dicas para pais, pais exaustosOs pais devem reservar um tempo para o autocuidado. (Fonte: Getty Images)

Por Atika Shukla

Antes de se concentrar nas crianças, os pais também devem aprender a cuidar de suas necessidades. Isso pode parecer estranho no contexto indiano, onde somos levados a acreditar que se espera que os pais sejam altruístas e passem por sacrifícios infinitos para tornar a vida de nossos filhos melhor. São sempre as necessidades deles antes das nossas. Na verdade, desde o início da vida, as meninas são treinadas para cuidar de seus familiares.

Hoje, a paternidade tornou-se uma tarefa desafiadora, pois os únicos cuidadores são os próprios pais. A maioria de nós vive em famílias nucleares com pouco ou nenhum apoio, ao contrário de nossos predecessores, onde criar um filho era um esforço e responsabilidade compartilhados por uma família conjunta. Além disso, a maioria das mães é multitarefa, conciliando carreiras com o cuidado das necessidades domésticas, o gerenciamento dos filhos e os horários dos cuidadores. A exposição a informações ilimitadas sobre como criar os filhos não ajuda realmente, pois nos sentimos constantemente inadequados e muitas vezes questionamos nossos próprios caminhos.

Parentalidade eficaz envolve comunicação paciente, empatia, diversão e muito amor e carinho por nossos filhos. Isso só pode acontecer quando não estamos estressados ​​ou sobrecarregados. Se nos sentirmos exaustos, oprimidos ou solitários, ele entrará em curto-circuito e se espalhará sobre nossos filhos, perturbando suas vidas também. Como resultado, podemos acabar gritando ou repreendendo-os por não terem culpa e isso pode afetar a criança negativamente de mais de uma maneira. A criança pode crescer sentindo-se assustada, confusa e frustrada. Conseqüentemente, todo o esforço de uma paternidade positiva ficaria comprometido.

Como podemos evitar que isso aconteça? Bem, é simples! Podemos conseguir isso cuidando bem de nós mesmos, mantendo-nos em sintonia com as nossas necessidades, ouvindo atentamente o nosso corpo quando a exaustão tomar conta. O autocuidado incluiria cuidar de nossas necessidades físicas, emocionais, sociais e psicológicas.

As necessidades físicas incluem:

• Comer de forma saudável e na hora certa.
  • Praticar exercícios, mesmo que seja uma caminhada de 30 minutos.
  • Dormir profundamente, sentindo-se descansado.
  • Vestir e cuidar da aparência física, o que pode ser um levantador de humor.

As necessidades emocionais e psicológicas incluem:

• Reserve pelo menos meia hora do dia para desfrutar de uma xícara de chá / ou seguir uma paixão ou hobby.
  • Reserve um tempo exclusivo com seu parceiro, ou seja, encontros noturnos para atividades divertidas, reacender o romance e conversar sobre coisas além da logística doméstica.
  • Desestressante fazendo coisas divertidas com seus filhos, como dançar ou sair com eles e, por sua vez, nutrir sua criança interior.
  • Permita-se expressar o que está sentindo, mesmo que isso signifique chorar.

As necessidades sociais incluem:

• Nutrir outros relacionamentos também, pois você não é apenas um pai, mas também um cônjuge, um amigo, uma filha / filho, um irmão / irmã.
  • Encontre um amigo para tomar um café uma vez por semana ou saia para uma noite de garotas / garotos.
  • Ligue-se a outros pais, pois, ao ouvir suas histórias, haverá uma sensação de alívio por você não ser o único enfrentando as birras de uma criança ou a rebelião de um adolescente.

Um dos principais aspectos do autocuidado seria pedir apoio à família e aos amigos para fazê-lo.

Se não cuidarmos bem de nós mesmos, dificilmente conseguiremos cuidar de nossos filhos de forma proativa e positiva, devido ao esgotamento físico e mental. Praticar o autocuidado não significa que estamos negligenciando nossos filhos, mas sim garantindo que podemos cuidar deles de maneira mais eficaz e positiva. Iniciar isso pode exigir mais esforço do que o esperado, pois não temos experiência anterior disso. Pode até levar a uma viagem de culpa, mas assim como fazemos muitas coisas por nossos filhos e cuidamos deles sem perguntas, há uma necessidade de fazermos as coisas por nós mesmos, sem perguntas também.

Como diz o ditado 'é preciso muita gente para criar um filho', então pratique a autocompaixão, pois você está fazendo o seu melhor e pode ter momentos de frustração, exaustão, sentindo-se inadequado e sobrecarregado. É normal ter esses momentos e cuidar de si mesmo.

(O escritor é Fundador e CEO, Breaking Barriers.)