Principal >> Pesquisar >> A história da América acabou de mudar, em 1.000 anos

A história da América acabou de mudar, em 1.000 anos

As escavações feitas em Page-Ladson, na Flórida, atrasam consideravelmente a data da primeira migração feita para a América.

Em uma recente operação de escavação conduzida na Flórida, os cientistas desenterraram materiais que alteram significativamente nossa compreensão da história americana, atrasando-a 1000 anos antes do que havia sido presumido até agora. Uma equipe de antropólogos, liderada por Jessi J. Halligan e Michael R. Waters, embarcou no projeto em 2012. Ele envolveu a escavação de uma parte da rocha subjacente ao rio Aucilla na Flórida e a escavação de artefatos de osso e pedra que, segundo eles, foram depositados 14.500 anos antes do presente. Eles publicaram os resultados no jornal, Avanços da Ciência , em 13 de maio de 2016.

A cultura Clovis

Por muito tempo, os arqueólogos e antropólogos foram de opinião que o povo Clovis foi os primeiros habitantes da América do Norte. Clovis é o nome de uma cidade no Novo México e a cultura Clovis está associada às descobertas feitas em um sítio arqueológico próximo à cidade. Após a descoberta do primeiro local Clovis, várias áreas contendo artefatos semelhantes foram descobertas na América do Norte.

As evidências da cultura Clovis datam de aproximadamente 13.000 anos atrás e foram descobertas nas décadas de 1920 e 1930. Ao longo dos anos, no entanto, vários desafios foram colocados à teoria dos Clovis serem os primeiros habitantes da América, com novos locais sendo descobertos em Oregon, Carolina do Sul, Pensilvânia e Chile. A recente descoberta feita na Flórida se alinha com as escavações feitas nesses outros locais, tornando-se um caso forte para uma habitação humana pré-Clovis na América.

Provas pré-Clovis na Flórida

Os arqueólogos James Dunbar e o paleontólogo David Webb descobriram, na década de 1980, artefatos humanos no local que atende pelo nome de Page-Ladson, na Flórida. Eles encontraram a presa de um mastodonte (espécie extinta, remotamente aparentada com os elefantes), que havia sido marcada por facas de pedra afiadas. Os arqueólogos estimaram que a presa pertencia a um período de aproximadamente 14.400 anos atrás. No entanto, em face de evidências insuficientes, a descoberta foi contestada e o local 'relegado a um status ambíguo'.

Halligan e Waters voltaram ao site de Page-Ladson em 2012, com o objetivo de desenterrar evidências fortes o suficiente para provar que a vida humana na América definitivamente existia 14.000 anos atrás. Eles cavaram camadas de sedimentos, cada camada sendo mais velha do que a anterior. No momento em que eles alcançaram a camada datada de 14.500 anos atrás, eles descobriram materiais que só poderiam ter sido associados a humanos. Estes incluíam cinco pedras afiadas que foram transportados de fora da região e uma faca de pedra dupla face. Ao corroborar essa evidência com a presa descoberta por Dunbar e Webb, eles chegaram à conclusão de que existia vida humana na Flórida muito antes da cultura Clovis. Outras evidências incluem ossos de megafauna (animais gigantes) abatidos anteriormente. Anteriormente, também haviam sido encontradas evidências de restos mortais de cães domesticados. No entanto, isso ainda não foi confirmado.

América, história americana, migração para a América, Page-Ladson, escavações na Flórida, novas escavações na América, nova descoberta na América, habitantes mais antigos na AméricaArtefatos descobertos em Page-Ladson incluíam cinco rochas afiadas que foram transportadas de fora da região e uma faca de pedra de dupla face. (Fonte: ocupação pré-Clovis 14.550 anos atrás no site de Page-Ladson, Flórida, e o povoamento das Américas, em Science Advances).

Conclusão feita pelos antropólogos

As escavações feitas em Page-Ladson retrocedem consideravelmente a data da primeira migração feita para a América. Conforme relatado por Halligan, Waters e sua equipe de antropólogos, em Page-Ladson, caçadores-coletores, possivelmente acompanhados por cães, massacraram ou eliminaram uma carcaça de mastodonte na borda do sumidouro próximo a um pequeno lago a ~ 14.550 anos cal B.P. Essas pessoas se adaptaram com sucesso ao seu ambiente; eles sabiam onde encontrar água doce, caça, plantas, matérias-primas para fazer ferramentas e outros recursos essenciais para a sobrevivência.

Os antropólogos acreditam que com esta nova descoberta, eles podem dizer com segurança que existia habitação humana na América cerca de 15.000 anos atrás. Evidências para essa teoria, embora esparsas, certamente existem.

Também da Express Research: Por que Bangladesh está executando líderes Jamaat-e-Islami. Uma curta história