Principal >> Mundo >> 2020: Dezenas de jornalistas mortos em ataques direcionados

2020: Dezenas de jornalistas mortos em ataques direcionados

Pelo menos 50 jornalistas em todo o mundo perderam a vida no trabalho este ano, de acordo com o relatório anual do grupo de defesa da mídia Repórteres Sem Fronteiras. A ONG alertou sobre um aumento nos assassinatos seletivos.

Ataques de jornalistas, jornalistas, jornalistas mortosO relatório afirma que houve uma queda no número de jornalistas que morreram durante a reportagem sobre conflitos armados ou ataques terroristas, mas aponta que o número de vítimas de assassinatos seletivos tem aumentado continuamente. (Foto expressa: Prashant Nadkar / Representacional)

Eu não acho que nunca foi tão assustador quanto agora. Porque parece que todos os jornalistas estão sob ameaça, disse Najib Sharifi, chefe do Comitê de Segurança de Jornalistas Afegãos, em uma curta entrevista em vídeo com DW. Ele tem estado muito ocupado nas últimas semanas e parece exausto.

Em apenas seis semanas, perdemos quatro jornalistas, explica ele. Todos foram alvejados e mortos à queima-roupa ou morreram quando as bombas que haviam sido fixadas em seus carros explodiram.

O Afeganistão tem visto a mesma tendência de outros países ao redor do mundo, de acordo com a organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) na segunda parte de seu relatório anual. O relatório afirma que houve uma queda no número de jornalistas que morreram durante a reportagem sobre conflitos armados ou ataques terroristas, mas aponta que o número de vítimas de assassinatos seletivos tem aumentado continuamente. Quarenta dos 50 jornalistas mortos este ano morreram assim.

No caso da apresentadora de TV Malala Maiwand, que morreu em um ataque no Afeganistão no início de dezembro, o chamado Estado Islâmico (EI) assumiu a responsabilidade.

Mas Sharifi aponta que muitas vezes é impossível identificar os perpetradores e seus motivos. Embora o EI e o Taleban tenham sido anteriormente responsabilizados por tais ataques, as coisas ficaram menos claras desde que o Taleban e o governo afegão têm mantido negociações de paz, explica ele.

Maryam Marof, uma jornalista baseada em Cabul, disse à DW que as jornalistas enfrentam uma ameaça cada vez maior. Os inimigos do Afeganistão temem que uma nova geração de mulheres afegãs desafie os tabus que afirmam fazer parte da cultura afegã, disse ela.

México e Índia entre os 5 principais países perigosos

Mais uma vez, o México liderou a lista dos países mais perigosos para jornalistas. Pelo menos oito jornalistas morreram lá este ano enquanto investigavam o crime organizado e a corrupção.

O Iraque viu a morte de três jornalistas que cobriam protestos antigovernamentais em janeiro de 2020. Pelo menos um deles, de acordo com a RSF, havia sido alvo de homens armados que buscavam impedir a mídia de noticiar o evento.

No Paquistão, o jornalista Zulfiqar Mandrani foi encontrado morto em maio, seu corpo com sinais de tortura. Seus amigos e colegas afirmam que sua morte estava ligada à investigação de um caso de drogas que envolvia supostas irregularidades de policiais.

A Índia está listada como um dos cinco países mais perigosos para jornalistas - desde 2010, a RSF registrou até cinco mortes de jornalistas lá a cada ano. Neste ano, foram registrados quatro casos supostamente vinculados a grupos locais do crime organizado.

As descobertas da RSF foram confirmadas por outro órgão de defesa dos direitos humanos da mídia, o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), que afirma que os jornalistas indianos enfrentam perseguições e intimidações por parte de criminosos e autoridades estaduais. O CPJ exigiu uma investigação completa sobre o assassinato do jornalista Rakesh Singh, morto em um incêndio criminoso no final de novembro.

As autoridades devem condenar este crime hediondo e enviar uma mensagem clara de que a violência contra jornalistas que fazem reportagens sobre corrupção não será tolerada, disse Aliya Iftikhar, pesquisadora sênior do CPJ na Ásia.

No início deste mês, o Irã executou Ruhollah Zam, com sede na França, a primeira execução de jornalista em 30 anos, por supostamente instigar protestos antigovernamentais em 2017 por meio de um canal de mensagens curtas do Telegram. Ele foi sequestrado em uma viagem ao Iraque e preso no Irã.

A RSF também observou que centenas de jornalistas perderam a vida este ano devido ao COVID-19. Algumas dessas mortes estavam relacionadas às suas atribuições de relatórios. A RSF registrou três desses casos na Rússia, Egito e Arábia Saudita, onde jornalistas foram presos em conexão com seu trabalho e depois morreram de COVID-19, tendo sido negado o acesso a cuidados médicos.