logosalga nordeste

March 2019
S M T W T F S

AQUISIÇÃO DE VIATURA DE 9 LUGARES

A Junta de Freguesia da Salga adquiriu uma viatura de 9 lugares, no âmbito do PRORURAL+-7.4.1-FEADER-000580, Salga em Ação, financiada pelo FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural), através do PRORURAL+.

Com esta aquisição, pretende-se apoiar as atividades, assegurando o transporte de crianças em idade escolar, nas suas atividades diárias e nas atividades desportivas em que estão inseridas, bem como para as atividades desenvolvidas pelo centro de convívio da Salga.

Deste modo, melhora-se a qualidade de vida da população do concelho do Nordeste, promovendo assim, o incentivo à socialização e à participação em atividades de foro cultural, lúdicas e desportivas.

A presente aquisição foi efetuada nos termos previstos nos artigos 112º.a 127º.do Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei nº. 18/2008, de 29 de junho, na sua total redação.

Centro Cultural

Igreja de São José

Área - 8,55 Km2

Habitantes - 550 habitantes

Local - Situa-se entre a freguesia de lomba de São Pedro e Achadinha a Oeste e a Este e também a sul pelo concelho da povoação. É a primeira freguesia de Oeste para Este e ultima de Este para Oeste.

DSC01969     A freguesia da Salga é a mais nova do Concelho de Nordeste. A sua autonomia só se deu em 1980, quando se libertou da tutela da Achadinha.

Tarde foi também o seu povoamento, uma vez que Gaspar Fructuoso se refere a este local como terra de pastagem natural onde se caçavam e se salgavam "porcos montanheses". Daí o nome que ficou para a posteridade. Um pouco antes de 1746, foi aí edificada uma ermida dedicada a S. José. Por essa altura a localidade apenas tinha 43 fogos. Já no século XX, precisamente a 3 de Outubro de 1903 foi lançada a primeira pedra para a construção do novo Templo, construído em frente à antiga ermida e no chão de um edifício denominado "Casa da Misericórdia". A sua construção terminou em 1908.

Hoje a Salga deve a sua abastança à extensão das suas ricas pastagens. É a única freguesia do Concelho que se apresenta com um povoamento aglomerado. A abertura da estrada do Salto de Cavalo veio dar um certo movimento a esta localidade pela convergência das estradas no sentido Norte-Sul e Norte-Nordeste. A Salga só veio a ser definitivamente integrada no concelho de Nordeste em 1855, juntamente com a Achadinha de quem dependia administrativamente até 1980.

Cofinanciado por: